Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde: Últimas Submissões
Resultados 61-70 de 610
-
As implicações da perspectiva Freire-CTS na constituição do sujeito
(2023) [Dissertação]É fundamental considerar que ao tratar das interconexões entre as perspectivas de Paulo Freire e do movimento CTS, estamos lidando com um campo que possui diferentes abordagens relacionadas ao conhecível e ao cognoscente. ... -
Educação em saúde planetária na graduação médica
(2023) [Dissertação]Esta dissertação relata o surgimento do ensino sobre Saúde Planetária (SP) em faculdades de medicina no Brasil, utilizando a Teoria Ator-Rede como base teórica e ferramenta didática para a explanação dos domínios de SP ... -
Aprendizagem significativa : possibilidades para investigar o ensino de Ciências da Natureza no contexto da educação do campo
(2023) [Dissertação]Este estudo aborda as possíveis contribuições da aprendizagem significativa na articulação de atividades contextualizadas e críticas para o ensino e aprendizagem de ciências da natureza em uma escola do campo. Para isso, ... -
O elo entre o ensino de ciências, o letramento científico e a educação em espaços não formais a partir de um clube de ciências
(2023) [Dissertação]A presente dissertação apresenta uma pesquisa que foi realizada no Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e embasou-se na criação de um ... -
Análise do programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) quanto a missão de transferência de conhecimentos para a sociedade dos INCTS
(2023) [Tese]O Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), criado em 2008 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, tem o objetivo de promover excelência nas atividades de ciência e tecnologia e sua internacionalização, ... -
Da situação-limite agrotóxicos ao inédito-viável expresso pela agroecologia : compreensões e práticas de professores e estudantes de escolas do campo
(2023) [Tese]Progressivamente emergem sinais de que os alertas sobre a insustentabilidade socioambiental, do atual modelo civilizacional, estão se confirmando. O projeto de uma agricultura industrializada, o denominado modelo de ... -
Os desafios das metodologias ativas para o ensino na área das tecnologias de informação e comunicação : estudo do caso “Apple Developer Academy”
(2023) [Tese]Num mundo permeado por incessantes avanços tecnológicos, a educação formal segue em constante aprimoramento, incorporando novos modelos de aprendizagem e reconfigurando as práticas educacionais. Nesse contexto, destacam-se ... -
Perspectivas para a inclusão de pessoas com deficiência : estudo de caso em uma instituição pública federal à luz da teoria das representações sociais
(2023) [Tese]A inclusão de pessoas com deficiência, embora seja um tema bastante abordado academicamente, compreende um campo de estudo amplo e que deve ser revisitado constantemente, uma vez que práticas inclusivas e garantias de ... -
A internacionalização da produção científica do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013-2016)
(2023) [Dissertação]Este estudo analisou a internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGQ/UFRGS), no período de 2013 a 2016, por meio da sua produção científica indexada na base ... -
Atividades visuais no estudo de álgebra no ensino fundamental : um olhar neurocientífico para a aprendizagem de matemática
(2023) [Dissertação]O ensino de álgebra na educação básica tem sido frequentemente pautado em memorização e repetição, resultando em uma falta de conexão com outros conteúdos e com situações do cotidiano. Essa abordagem desconectada contribui ...