De delegado a romancista : representações da violência e figura policial nos romances de Joaquim Nogueira
Visualizar/abrir
Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho se debruça sobre o tema das representações sociais da violência e em torno da figura policial, com o objetivo de compreender como é formulada a representação da violência nos romances de Joaquim Nogueira, ex-delegado de polícia, de modo a identificar os nexos entre o modelo ficcional de policial e as representações acerca da violência por parte do autor. Os principais conceitos teóricos mobilizados foram representações da violência, identidade policial e mimese e, na composição do ...
Este trabalho se debruça sobre o tema das representações sociais da violência e em torno da figura policial, com o objetivo de compreender como é formulada a representação da violência nos romances de Joaquim Nogueira, ex-delegado de polícia, de modo a identificar os nexos entre o modelo ficcional de policial e as representações acerca da violência por parte do autor. Os principais conceitos teóricos mobilizados foram representações da violência, identidade policial e mimese e, na composição do modelo teórico metodológico, que combinou análise dialética e análise interpretativa, foram utilizadas também as noções de figuração, para Auerbach, e de poder, para Foucault. O corpus de investigação foram os romances Informações sobre a Vítima (2002) e Vida Pregressa (2003), ambos analisados enquanto romances da violência, a partir dos elementos textuais presentes nos textos relacionando-os com a representação da realidade, da violência e a figura policial desenvolvidas pelo autor. Considerando a análise textual, bem como a análise das relações de violência (e de poder) apresentadas nos textos, juntamente com a construção individual e profissional de Venício, o narrador protagonista, percebeu-se que a figura policial estabelecida pelo autor é multifacetada, que não é nem a vivida pelo autor enquanto delegado de polícia, nem mera ficção. A figura policial desenvolvida por Nogueira, especialmente em Venício, é dual, posto que ora representa a instituição policial e, por isso, pode ser vista como universal; ora figura a instituição policial, pois transcende a realidade e motiva a reflexão do leitor para pensar a situação da instituição a partir de um cenário imaginário passível de veracidade. ...
Abstract
This paper focuses on the theme of social representations of violence and the police figure, with the aim of understanding how the representation of violence is formulated in the novels of Joaquim Nogueira, a former police chief, to identify the links between the fictional model of the police officer and the representations of violence proposed by the author. The main theoretical concepts mobilized were representations of violence, police identity and mimesis. In the composition of the theoreti ...
This paper focuses on the theme of social representations of violence and the police figure, with the aim of understanding how the representation of violence is formulated in the novels of Joaquim Nogueira, a former police chief, to identify the links between the fictional model of the police officer and the representations of violence proposed by the author. The main theoretical concepts mobilized were representations of violence, police identity and mimesis. In the composition of the theoretical methodological model, which combined dialectical analysis and interpretative analysis, also used the notions of figuration, for Auerbach, and power, for Foucault. The research corpus was the novels Informações sobre a Vítima (2002) and Vida Pregressa (2003), both analyzed as novels of violence, based on the textual elements present in the texts relating them to the representation of reality, representation of violence and the police figure developed by the author. Considering the textual analysis, as well as the analysis of the relations of violence (and power) presented in the texts, together with the individual and professional construction of Venício, the protagonist narrator, it was noticed that the police figure established by the author is multifaceted, it’s neither the one experienced by the author as a police delegate, nor mere fiction. The police figure developed by Nogueira, especially in Venício, is dual, sometimes it represents the police institution and, therefore, can be seen as universal; sometimes it figures the police institution, since it transcends reality and motivates the reader to reflect about the institution based on an imaginary scenario that can be seen as true. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
Coleções
-
Ciências Humanas (7817)Sociologia (570)
Este item está licenciado na Creative Commons License
