O envolvimento e compromisso dos partidos políticos com a educação no Brasil e no México : desde 1985 até hoje
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Desde as últimas décadas, a educação enquanto direito, tem se tornado uma das ferramentas do discurso político mais fortes, dentro dos saberes empíricos, quando os pais das crianças as motivam para estudar, com o argumento de que esse será o meio para elas conseguirem aquilo que desejam em termos de qualidade de vida. Isto é reforçado ou inclusive motivado em muitas ocasiões pelos atores políticos, ao usarem a educação como um elemento importante em seus discursos. Embora a educação seja uma fe ...
Desde as últimas décadas, a educação enquanto direito, tem se tornado uma das ferramentas do discurso político mais fortes, dentro dos saberes empíricos, quando os pais das crianças as motivam para estudar, com o argumento de que esse será o meio para elas conseguirem aquilo que desejam em termos de qualidade de vida. Isto é reforçado ou inclusive motivado em muitas ocasiões pelos atores políticos, ao usarem a educação como um elemento importante em seus discursos. Embora a educação seja uma ferramenta efetiva para reduzir a desigualdade social, ela não parece ser tão prioritária para os governos. Nos anos recentes, a comunidade internacional tem se posicionado fortemente a favor da defesa da educação básica e média, mas a educação superior ainda não tem obtido a valorização que precisa. O papel das instituições no acesso à educação é fundamental, mas cada policymaker tem uma visão de como a educação deve ser implementada, na função das democracias representativas, os partidos políticos apresentam propostas de políticas públicas para a população, e eles votam pelos candidatos que tenham uma proposta mais adequada com suas ideias, porém, nas décadas recentes, as campanhas eleitorais não utilizam seu espaço publicitário para falar sobre suas propostas de políticas públicas. O presente trabalho busca responder à pergunta de pesquisa: qual é o envolvimento e compromisso dos partidos políticos com a educação superior? A amostra são dois casos nacionais, Brasil e México, desde uma abordagem empírica com método comparado, fazendo uso das reformas educativas que ambos os países têm adotado na busca de acesso a educação superior, quem tem sido os atores envolvidos, e qual é sua concordância com o partido político no qual estão inseridos. Para a realização deste trabalho é utilizada a metodologia de análise histórica descritiva, comparando dois países, que pelas suas similitudes regionais e de desenvolvimento, fazem o seguinte estudo pertinente, os elementos a serem considerados é a linha temporária de 1985 até 2018, levando em consideração a percentagem de pessoas que deveriam estar matriculadas em faculdades, em contraste com aquelas que em realidade estão e a diferença de sexo, tudo isto analisando o envolvimento dos partidos políticos para o aumento o retrocesso do acesso ao ensino superior. No final do estudo, se encontra que é pouco relevante o envolvimento dos partidos políticos, pois a matrícula aumenta gradualmente sem importar a alternância das forças políticas. ...
Abstract
In recent decades, education as a right has become one of the strongest tools in political discourse, especially within empirical knowledge. Parents often motivate their children to study with the argument that education will be the means for them to achieve what they desire in terms of quality of life. This is reinforced, or even encouraged, on many occasions by political actors who use education as a key element in their speeches. Although education is an effective tool for reducing social in ...
In recent decades, education as a right has become one of the strongest tools in political discourse, especially within empirical knowledge. Parents often motivate their children to study with the argument that education will be the means for them to achieve what they desire in terms of quality of life. This is reinforced, or even encouraged, on many occasions by political actors who use education as a key element in their speeches. Although education is an effective tool for reducing social inequality, it does not seem to be a high priority for governments. In recent years, the international community has strongly advocated for the protection of basic and secondary education, but higher education has not yet received the recognition it needs. The role of institutions in access to education is fundamental, but each policymaker has a different view on how education should be implemented. In representative democracies, political parties present public policy proposals to the population, and people vote for the candidates whose proposals align best with their ideas. However, in recent decades, election campaigns have not used their advertising space to discuss their public policy proposals. This study aims to answer the research question: what is the involvement and commitment of political parties to higher education? The sample consists of two national cases, Brazil and Mexico, using an empirical approach with a comparative method. The study examines the educational reforms both countries have adopted to improve access to higher education, the actors involved, and their alignment with the political party to which they belong. For this research, a descriptive historical analysis methodology is used, comparing two countries that share regional and developmental similarities, making this study relevant. The elements considered include a timeline from 1985 to 2018, the percentage of people who should be enrolled in universities versus those who actually are, and gender differences, all analyzed in relation to the involvement of political parties in either advancing or hindering access to higher education. At the end of the study, it is found that the involvement of political parties is of little relevance, as university enrollment increases gradually regardless of the alternation of political forces. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ciência Política.
Coleções
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Ciências Humanas (7765)Ciência Política (546)
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