Infâncias nas cidades : experiências de apropriação dos espaços urbanos pelas crianças
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Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O tema desta pesquisa consiste no estudo da relação entre as infâncias e as cidades, assim, pretende-se compreender como promover a apropriação dos espaços urbanos pelas crianças a partir de experiências que integram a infância ao urbanismo e ao planejamento urbano. Parte-se do entendimento de que a vida nas cidades é modificada pelas desigualdades existentes na utilização dos espaços, ou seja, as pessoas experienciam os espaços urbanos de diferentes formas. Tais desigualdades podem ser sentida ...
O tema desta pesquisa consiste no estudo da relação entre as infâncias e as cidades, assim, pretende-se compreender como promover a apropriação dos espaços urbanos pelas crianças a partir de experiências que integram a infância ao urbanismo e ao planejamento urbano. Parte-se do entendimento de que a vida nas cidades é modificada pelas desigualdades existentes na utilização dos espaços, ou seja, as pessoas experienciam os espaços urbanos de diferentes formas. Tais desigualdades podem ser sentidas conforme condição socioeconômica, cor, gênero ou, como aborda a presente pesquisa, a faixa etária do indivíduo. Nesse sentido, a escolha da temática se justifica, sobretudo, pela importância da infância para o desenvolvimento do indivíduo, considerando que as vivências que ocorrem durante essa fase impactam por toda a vida. Além disso, revela-se necessário compreender a vivência das infâncias nas cidades para romper com uma perspectiva adultocêntrica, que coloca o adulto como único ponto de referência. Ainda, ao valorizar as infâncias, reforça-se a ideia da criança cidadã, capaz de se relacionar e se apropriar do espaço. Na fundamentação teórica, pretende-se investigar conceitos dos estudos das infâncias e relacioná-los com conceitos como direito à cidade, apropriação, cidadania e formas de urbanismo e planejamento urbano. Para isso, são abordados autores de referência no campo dos estudos urbanos, como Henri Lefebvre e Milton Santos, em diálogo com autores que investigam as infâncias, como Philippe Ariès e Alan Prout. Além disso, são analisadas experiências, governamentais e não governamentais, que propõem aproximações entre crianças e espaços urbanos em diferentes contextos. O objeto de estudo consiste nos Planos Municipais pela Primeira Infância (PMPIs) do Rio Grande do Sul e as estratégias metodológicas utilizadas são a pesquisa bibliográfica, a partir da consulta em livros, teses, dissertações, artigos e material disponível online, e a pesquisa documental, por meio da análise dos PMPIs. ...
Abstract
The theme of this research involves the study of the relation between childhood and cities, aiming to understand how to promote children's appropriation of urban spaces through experiences that integrate childhood with urbanism and urban planning. The study is based on the understanding that life in cities is shaped by existing inequalities in the use of spaces, meaning that people experience urban spaces in different ways. These inequalities can be perceived according to socioeconomic status, ...
The theme of this research involves the study of the relation between childhood and cities, aiming to understand how to promote children's appropriation of urban spaces through experiences that integrate childhood with urbanism and urban planning. The study is based on the understanding that life in cities is shaped by existing inequalities in the use of spaces, meaning that people experience urban spaces in different ways. These inequalities can be perceived according to socioeconomic status, race, gender, or, as addressed in this research, the individual's age group. In this sense, the choice of theme is primarily justified by the importance of childhood for individual development, considering that experiences during this stage have lifelong impacts. Furthermore, it is essential to understand childhood experiences in cities to challenge an adult-centric perspective, which positions adults as the sole reference point. Additionally, valuing childhood reinforces the idea of the child as a citizen, capable of engaging with and appropriating space. The theoretical foundation aims to explore concepts from childhood studies and relate them to notions such as the right to the city, appropriation, citizenship, and various forms of urbanism and urban planning. To achieve this, the research engages with key authors in the field of urban studies, such as Henri Lefebvre and Milton Santos, in dialogue with scholars who investigate childhood, such as Philippe Ariès and Alan Prout. Moreover, governmental and non-governmental initiatives that foster connections between children and urban spaces in different contexts are analyzed. The object of study consists of the Municipal Plans for Early Childhood (MPECs) in the state of Rio Grande do Sul. The methodological strategies employed include bibliographic research, based on the review of books, theses, dissertations, articles, and online materials, as well as documentary research through the analysis of the MPECs. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6274)
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