Mapas de competências socioafetivas de discentes no ensino superior em ambiente virtual de aprendizagem
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Data
2025Autor
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente tese tem como objetivo desenvolver um mapa de competências socioafetivas de discentes no ensino superior em um ambiente virtual de aprendizagem. Depressão, remorso, ansiedade e isolamento são adversidades enfrentadas pelos estudantes, resultando em falta de concentração, desmotivação, apatia e evasão. Essas experiências exigem esforços para a regulação do estado emocional e a busca por alternativas para superá-las. Para tal, o sujeito precisa de mecanismos, derivados das competências ...
A presente tese tem como objetivo desenvolver um mapa de competências socioafetivas de discentes no ensino superior em um ambiente virtual de aprendizagem. Depressão, remorso, ansiedade e isolamento são adversidades enfrentadas pelos estudantes, resultando em falta de concentração, desmotivação, apatia e evasão. Essas experiências exigem esforços para a regulação do estado emocional e a busca por alternativas para superá-las. Para tal, o sujeito precisa de mecanismos, derivados das competências socioafetivas, para enfrentar as situações-problemas vivenciadas na Educação a Distância, sobretudo em ambientes virtuais. Contudo, em ambiente virtual de aprendizagem, são necessárias ferramentas digitais para o acompanhamento e o apoio na construção dessas competências. Nessa perspectiva, esta pesquisa propõe uma ferramenta, denominada MapaCSA, capaz de inferir e apresentar aos docentes as competências socioafetivas dos discentes durante as suas interações em um ambiente virtual de aprendizagem, proporcionando o monitoramento da construção dessas competências. Assim, esta investigação caracteriza-se como: natureza aplicada, pesquisa exploratória, abordagem qualitativa e quantitativa. O público-alvo foram docentes do ensino superior que utilizam o ambiente virtual de aprendizagem ROODA. A presente pesquisa contou com seis etapas: (1) delineamento do referencial teórico; (2) revisão sistemática da literatura; (3) avaliação do CHA, aspectos sociais e afetivos; (4) construção do modelo de inferência de competências socioafetivas; (5) desenvolvimento do mapa de competências socioafetivas; e (6) aplicação e avaliação do mapa de competências socioafetivas. Os instrumentos de coleta foram compostos por: questionário de autoavaliação do CHA das competências socioafetivas; Mapa Social e Mapa Afetivo; Personalitatem Inventory; Câmera de Emoções Capturadas e MapaCSA. Além disso, foi aplicado um questionário para avaliação do MapaCSA, sendo as respostas examinadas por meio da Análise de Conteúdo. Dessa forma, foram estabelecidas as categorias de contexto, denominadas dimensões técnica e pedagógica. Os resultados indicam que o MapaCSA é um aliado dos docentes no monitoramento das competências socioafetivas, permitindo um acompanhamento contínuo da construção dessas competências pelos discentes. Além disso, a relevância das competências socioafetivas abordadas pelo mapa foi considerada como uma característica central na utilização dessa ferramenta. Desse modo, essa ferramenta pode servir de referência para que os professores ajustem suas estratégias pedagógicas. Portanto, a combinação de uma interface intuitiva com a relevância das informações apresentadas destaca a importância do MapaCSA no contexto educacional, especialmente em ambientes virtuais, promovendo uma experiência alinhada às demandas socioafetivas dos estudantes. ...
Abstract
The aim of this thesis is to develop a map of the socio-affective competencies of higher education students in a virtual learning environment. Depression, regret, anxiety and isolation are adversities faced by students, resulting in lack of concentration, demotivation, apathy and dropout. These experiences require efforts to regulate the emotional state and search for alternatives to overcome them. To do this, the subject needs mechanisms, derived from socio-affective competencies, to deal with ...
The aim of this thesis is to develop a map of the socio-affective competencies of higher education students in a virtual learning environment. Depression, regret, anxiety and isolation are adversities faced by students, resulting in lack of concentration, demotivation, apathy and dropout. These experiences require efforts to regulate the emotional state and search for alternatives to overcome them. To do this, the subject needs mechanisms, derived from socio-affective competencies, to deal with the problem situations experienced in distance education, especially in virtual environments. However, in a virtual learning environment, digital tools are needed to monitor and support the construction of these skills. From this perspective, this research proposes a tool, named MapaCSA, capable of inferring and presenting to teachers the socio-affective competencies of students during their interactions in a virtual learning environment, providing monitoring of the construction of these competencies. Thus, this research is characterized as: applied nature, exploratory research, qualitative and quantitative approach. The target audience was higher education teachers who use the ROODA virtual learning environment. This research involved six stages: (1) outlining the theoretical framework; (2) a systematic literature review; (3) evaluating the CHA, social and affective aspects; (4) building the socio-affective competencies inference model; (5) developing the socio-affective competencies map; and (6) applying and evaluating the socio-affective competencies map. The collection instruments consisted of: a questionnaire for self-assessment of the CHA of the socio-affective competencies; a Social Map and an Affective Map; the Personalitatem Inventory; the Captured Emotions Camera and MapaCSA. In addition, a questionnaire was used to evaluate the MapaCSA, and the answers were examined using Content Analysis. In this way, context categories were established, named technical and pedagogical dimensions. The results indicate that MapaCSA is an ally for teachers in monitoring socio-affective competencies, allowing continuous monitoring of the construction of these competencies by students. In addition, the relevance of the socio-affective competencies addressed by the map was considered to be a central feature of the use of this tool. In this way, the tool can serve as a reference for teachers to adjust their teaching strategies. Therefore, the combination of an intuitive interface with the relevance of the information presented highlights the importance of MapaCSA in the educational context, especially in virtual environments, promoting an experience aligned with the socio-affective demands of students. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Coleções
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