Centros da juventude : uma análise das vivências dos jovens na política pública à luz da teoria do reconhecimento
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Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho versa sobre as vivências dos jovens em dois Centros da Juventude de Porto Alegre, à luz da Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth adequando-a ao contexto brasileiro a partir das abordagens de Jessé Souza, Vera Silva Telles, Alessandro Pinzani e Walquiria Leão Rego. Buscou-se compreender se os Centros da Juventude engendram lutas por reconhecimento, ou seja, se eles são meios sociais disponíveis para que os jovens vivam as etapas até chegar-se a uma luta por reconhecimento, ...
O presente trabalho versa sobre as vivências dos jovens em dois Centros da Juventude de Porto Alegre, à luz da Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth adequando-a ao contexto brasileiro a partir das abordagens de Jessé Souza, Vera Silva Telles, Alessandro Pinzani e Walquiria Leão Rego. Buscou-se compreender se os Centros da Juventude engendram lutas por reconhecimento, ou seja, se eles são meios sociais disponíveis para que os jovens vivam as etapas até chegar-se a uma luta por reconhecimento, quais sejam, a conscientização acerca de situações de injustiça, de modo a, a partir do sofrimento causado por elas, formar convicções morais e políticas e, assim, motivarem-se para o exercício de ações de resistência. Pontua-se que a teoria honnethiana pressupõe a difusão de uma lógica cívica: a teoria é pensada a partir de uma sociedade em que é difundida a ideia de igualdade entre todos os indivíduos daquela comunidade, sendo que, segundo o autor, todos possuem pretensões de serem reconhecidos. Em função destes pressupostos não se verificarem na realidade brasileira, para responder a pergunta de pesquisa, este trabalho buscou também identificar se os Centros da Juventude difundem a lógica cívica e ampliam as pretensões de reconhecimento dos jovens beneficiários. ...
Abstract
The present work deals with the experiences of young people in two Centros da Juventude (Youth Centers) in Porto Alegre, in the light of Axel Honneth's Theory of Recognition adapted to the Brazilian context based on the approaches of Jessé Souza, Vera Silva Telles, Alessandro Pinzani and Walquiria Leão Rego. The research sought to understand whether Centros da Juventude (Youth Centers) engender struggles for recognition, that is, if they are available social spaces for young people to experienc ...
The present work deals with the experiences of young people in two Centros da Juventude (Youth Centers) in Porto Alegre, in the light of Axel Honneth's Theory of Recognition adapted to the Brazilian context based on the approaches of Jessé Souza, Vera Silva Telles, Alessandro Pinzani and Walquiria Leão Rego. The research sought to understand whether Centros da Juventude (Youth Centers) engender struggles for recognition, that is, if they are available social spaces for young people to experience the stages until they reach a struggle for recognition, that is, awareness of situations of injustice, so that, from the suffering caused by them, form moral and political convictions and, thus, motivate themselves to exercise resistance actions. It is pointed out that the Honnethian theory presupposes the diffusion of a civic logic: the theory is conceived from a society in which the idea of equality among all individuals in that community is disseminated, and, according to the author, all have pretensions of be recognized. As these assumptions are not verified in the Brazilian reality, to answer the research question, this work also sought to identify whether the Youth Centers spread the civic logic and expand the pretensions of recognition of the young beneficiaries. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
Coleções
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Ciências Humanas (7765)Sociologia (566)
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