Exercício da docência na educação básica e qualidade de vida : como se processa essa relação em meio a demandas de ordem legal, pedagógica, social e cultural
Visualizar/abrir
Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta tese de doutorado se refere a um estudo sobre a relação entre o docente contemporâneo da educação básica e a sua qualidade de vida, procurando responder a seguinte questão: como o exercício da docência na educação básica pode ter impactos na [qualidade de] vida dos professores?, com o objetivo de analisar o modo como professores em exercício na educação básica significam qualidade de vida e como, em meio a diferentes elementos/acontecimentos inerentes à docência, associam o seu cotidiano p ...
Esta tese de doutorado se refere a um estudo sobre a relação entre o docente contemporâneo da educação básica e a sua qualidade de vida, procurando responder a seguinte questão: como o exercício da docência na educação básica pode ter impactos na [qualidade de] vida dos professores?, com o objetivo de analisar o modo como professores em exercício na educação básica significam qualidade de vida e como, em meio a diferentes elementos/acontecimentos inerentes à docência, associam o seu cotidiano profissional à sua qualidade de vida. Os fundamentos teóricos, metodológicos e analíticos da pesquisa situam-se no campo dos Estudos Culturais, tomando como ferramentas de análise, os conceitos de representação e regulação pela cultura e de performatividade. A investigação foi desenvolvida tendo como materiais de análise: produções acadêmicas e midiáticas e manifestações de docentes da educação básica em uma escola da rede pública estadual do Rio Grande do Sul, por meio de relatos por escrito e de respostas a um questionário. Os resultados das análises estão organizadas em 5 artigos. Nos artigos 1 e 2, foram analisadas produções acadêmicas e veículos midiáticos, respectivamente, procurando observar os discursos e as representações de qualidade de vida e possíveis relações com o exercício da docência; no artigo 3, foram abordados os impactos da pandemia na prática docente, com referência às dificuldades em atender as constantes atualizações de orientações oficiais para o ensino e seus efeitos na qualidade de vida dos professores; no artigo 4, foram apresentados e discutidos os efeitos da reforma do Novo Ensino Médio (Leis 13.415/2017 e 14.945/2024) para o exercício da docência e para a [qualidade de] vida dos professores; e no artigo, 5 foi apresentada e analisada a percepção dos professores em exercício acerca dos elementos/acontecimentos do seu cotidiano profissional em relação à sua qualidade de vida. Os resultados da pesquisa apontam que entre as indicações de representações de qualidade de vida para/pelos professores estão as atreladas ao estilo de vida e a questões socioambientais, em especial as ligadas ao trabalho docente. Com relação aos efeitos do trabalho docente à qualidade de vida dos professores, de modo geral, os resultados apontam para as dificuldades que enfrentam em lidar com os desafios da profissão, como as constantes mudanças e adequações curriculares, as cobranças com relação a melhoria de resultados e metas, a sobrecarga de trabalho, os problemas de saúde e a desvalorização profissional, todas essas com efeitos nocivos à sua qualidade de vida. ...
Abstract
This doctoral thesis is a study into the relationship between contemporary basic education teachers and their quality of life, seeking to answer the following question: how can teaching in basic education have an impact on teachers' quality of life? with the aim of analyzing how teachers working in basic education mean quality of life and how, in the midst of different elements/events inherent to teaching, they associate their daily professional life with their quality of life. The theoretical, ...
This doctoral thesis is a study into the relationship between contemporary basic education teachers and their quality of life, seeking to answer the following question: how can teaching in basic education have an impact on teachers' quality of life? with the aim of analyzing how teachers working in basic education mean quality of life and how, in the midst of different elements/events inherent to teaching, they associate their daily professional life with their quality of life. The theoretical, methodological and analytical foundations of the research are situated in the field of Cultural Studies, using the concepts of representation and regulation by culture and performativity as analytical tools. The research was carried out using as analytical materials: academic and media productions and the manifestations of basic education teachers in a state public school in Rio Grande do Sul, through written reports and answers to a questionnaire. The results of the analysis are organized into 5 articles. Articles 1 and 2 analyzed academic productions and media outlets, respectively, in an attempt to observe the discourses and representations of quality of life and possible relationships with the exercise of teaching; article 3 addressed the impacts of the pandemic on teaching practice, with reference to the difficulties in meeting the constant updates of official guidelines for teaching and their effects on teachers' quality of life; article 4 presented and discussed the effects of the New High School reform (Laws 13. 415/2017 and 14.924/2024) on teachers' quality of life. 415/2017 and 14.945/2024) on the practice of teaching and on teachers' quality of life; and article 5 presents and analyzes the perception of practicing teachers about the elements/events of their daily work in relation to their quality of life. The results of the research show that among the representations of quality of life for/by teachers are those linked to lifestyle and socio-environmental issues, especially those linked to teaching work. With regard to the effects of teaching work on teachers' quality of life, in general, the results point to the difficulties they face in dealing with the challenges of the profession, such as constant changes and adjustments to the curriculum, demands to improve results and targets, work overload, health problems and professional devaluation, all of which have harmful effects on their quality of life. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Coleções
-
Multidisciplinar (2624)
Este item está licenciado na Creative Commons License
