Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWeimer, Günterpt_BR
dc.contributor.authorLima, Raquel Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2025-04-25T06:55:29Zpt_BR
dc.date.issued1996pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/290795pt_BR
dc.description.abstractA Proclamação da República, a Abolição da Escravatura e a Industrialização do Rio Grande do Sul foram fatores que provocaram transformações tanto na produção artesanal, como na arquitetura do Estado. A República instituiu a filosofia do castilhismo, originária das idéias do positivismo de Augusto Comte, essencial para a valorização da mão-de-obra recém libertada. Assim, os líderes do Estado empenharam-se em promover o operariado através do ensino técnico. Isto ocorreu através da instalação de uma forte rede de ensino, que divulgou as idéias políticas vigentes, mas que, principalmente, preparou os recursos humanos necessários para conduzir o processo industrial. Na busca do conhecimento deste ensino encontrou-se importantes Liceus de Artes e Ofícios, como o Instituto Parobé e a Gewerbeschule (Escola de Ofícios), em Porto Alegre, e as Escolas Industriais de Caxias, Rio Grande e Santa Maria, no interior do Estado. Estes tinham intenções pedagógicas muito semelhantes as dos Liceus europeus, integrantes do Movimento de Artes e Oficies. Assim, a presente dissertação teve como objetivo principal a análise dos Liceus de Artes e Ofícios do Rio Grande do Sul, no período de 1900 à 1930, com ênfase nos trabalhos relacionados com a arquitetura.pt_BR
dc.description.abstractThe Republic's Proclamation, the slavery abolition and the industrialization of the state of Rio Grande do Sul were factors which determined transformations either in craft production or in the state's architecture. "Castilhism" philosophy, originated from Augusto Comte's positivist ideas and essential for the valorization of the recently set free working force, was established by the Republic. So, the state's leaders made an effort in promoting the working force (the workers) through technical courses. This was possible by the criation of a strong educational basis, wich released the current political ideas, and especially prepared the human resources necessary to carry on the industrial process. Important Lycée of arts and trades were involved in the search of this teaching's knowledge, among them the Instituto Parobé and the Gewerbeschule (trade's school) in Porto Alegre, and the industrial schools from Caxias, Rio Grande e Santa Maria, in the state's contryside. These schools had very similar pedagogical directions to the european Lycée, wich were part of the arts and trades movement. By these means, the present dissertation intended mainly to analyse the arts and trades Lycée of Rio Grande do Sul, from 1900 to 1930, emphasizing the works wich were related to architecture.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistória da arquitetura : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEscolas tecnicas : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectHistória : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.titleOs liceus de artes e ofícios do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000122680pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1996pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples