O impacto da aplicação da Computação e Robótica na Educação explorando a Matemática Espacial e Programação
Visualizar/abrir
Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho tem como propósito investigar o impacto da integração entre Computação e Robótica no ambiente educacional, buscando entender como essas tecnologias podem transformar o processo de ensino-aprendizagem. O estudo foi realizado durante o curso de Licenciatura em Computação e Robótica Educativa 1º turma1, utilizando atividades de prática de laboratório ao longo de quatro anos, com base em observações qualitativas. A proposta tem como foco o uso da plataforma LEGO Education para e ...
O presente trabalho tem como propósito investigar o impacto da integração entre Computação e Robótica no ambiente educacional, buscando entender como essas tecnologias podem transformar o processo de ensino-aprendizagem. O estudo foi realizado durante o curso de Licenciatura em Computação e Robótica Educativa 1º turma1, utilizando atividades de prática de laboratório ao longo de quatro anos, com base em observações qualitativas. A proposta tem como foco o uso da plataforma LEGO Education para ensinar conceitos de Matemática Espacial e Programação a uma turma de 8ª série do Ensino Fundamental II, explorando temas como ângulos, direção e deslocamento espacial por meio de robôs. O objetivo central é desenvolver habilidades matemáticas aplicadas à movimentação no espaço, além de promover o pensamento computacional e o raciocínio lógico através da robótica educacional, incentivando o trabalho colaborativo entre os alunos para a resolução de problemas práticos. A proposta também almeja aplicar os conceitos de ângulos e direção no controle de robôs, programando algoritmos que coordenam movimentos e rotações em mapas. As habilidades trabalhadas estão alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), abrangendo tanto a Matemática (EF08MA07 e EF08MA09) quanto a Computação (EF08LP01 e EF08LP03), promovendo o uso de algoritmos e a solução de desafios práticos. Ao unir robótica e conceitos matemáticos de forma interativa, o estudo evidencia o potencial transformador dessas tecnologias, oferecendo aos alunos uma nova perspectiva sobre o aprendizado, que se torna mais dinâmico e engajador. Além disso, busca-se o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o século XXI, como pensamento crítico, criatividade, resolução de problemas e habilidades socioemocionais. ...
Abstract
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Computação e Robótica Educativa - Litoral Norte: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciência da Computação (1082)
Este item está licenciado na Creative Commons License
