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dc.contributor.advisorHenriques, Renato Ventura Bayanpt_BR
dc.contributor.authorSchünke, Marco Auréliopt_BR
dc.date.accessioned2025-04-22T17:18:20Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/290612pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como propósito investigar o impacto da integração entre Computação e Robótica no ambiente educacional, buscando entender como essas tecnologias podem transformar o processo de ensino-aprendizagem. O estudo foi realizado durante o curso de Licenciatura em Computação e Robótica Educativa 1º turma1, utilizando atividades de prática de laboratório ao longo de quatro anos, com base em observações qualitativas. A proposta tem como foco o uso da plataforma LEGO Education para ensinar conceitos de Matemática Espacial e Programação a uma turma de 8ª série do Ensino Fundamental II, explorando temas como ângulos, direção e deslocamento espacial por meio de robôs. O objetivo central é desenvolver habilidades matemáticas aplicadas à movimentação no espaço, além de promover o pensamento computacional e o raciocínio lógico através da robótica educacional, incentivando o trabalho colaborativo entre os alunos para a resolução de problemas práticos. A proposta também almeja aplicar os conceitos de ângulos e direção no controle de robôs, programando algoritmos que coordenam movimentos e rotações em mapas. As habilidades trabalhadas estão alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), abrangendo tanto a Matemática (EF08MA07 e EF08MA09) quanto a Computação (EF08LP01 e EF08LP03), promovendo o uso de algoritmos e a solução de desafios práticos. Ao unir robótica e conceitos matemáticos de forma interativa, o estudo evidencia o potencial transformador dessas tecnologias, oferecendo aos alunos uma nova perspectiva sobre o aprendizado, que se torna mais dinâmico e engajador. Além disso, busca-se o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o século XXI, como pensamento crítico, criatividade, resolução de problemas e habilidades socioemocionais.pt_BR
dc.description.abstractResumo em língua estrangeira não disponívelen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRobótica educacionalpt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectPrática de laboratóriopt_BR
dc.titleO impacto da aplicação da Computação e Robótica na Educação explorando a Matemática Espacial e Programaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001242989pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationComputação e Robótica Educativa - Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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