O impacto da aplicação da Computação e Robótica na Educação explorando a Matemática Espacial e Programação
dc.contributor.advisor | Henriques, Renato Ventura Bayan | pt_BR |
dc.contributor.author | Schünke, Marco Aurélio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-22T17:18:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/290612 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como propósito investigar o impacto da integração entre Computação e Robótica no ambiente educacional, buscando entender como essas tecnologias podem transformar o processo de ensino-aprendizagem. O estudo foi realizado durante o curso de Licenciatura em Computação e Robótica Educativa 1º turma1, utilizando atividades de prática de laboratório ao longo de quatro anos, com base em observações qualitativas. A proposta tem como foco o uso da plataforma LEGO Education para ensinar conceitos de Matemática Espacial e Programação a uma turma de 8ª série do Ensino Fundamental II, explorando temas como ângulos, direção e deslocamento espacial por meio de robôs. O objetivo central é desenvolver habilidades matemáticas aplicadas à movimentação no espaço, além de promover o pensamento computacional e o raciocínio lógico através da robótica educacional, incentivando o trabalho colaborativo entre os alunos para a resolução de problemas práticos. A proposta também almeja aplicar os conceitos de ângulos e direção no controle de robôs, programando algoritmos que coordenam movimentos e rotações em mapas. As habilidades trabalhadas estão alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), abrangendo tanto a Matemática (EF08MA07 e EF08MA09) quanto a Computação (EF08LP01 e EF08LP03), promovendo o uso de algoritmos e a solução de desafios práticos. Ao unir robótica e conceitos matemáticos de forma interativa, o estudo evidencia o potencial transformador dessas tecnologias, oferecendo aos alunos uma nova perspectiva sobre o aprendizado, que se torna mais dinâmico e engajador. Além disso, busca-se o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o século XXI, como pensamento crítico, criatividade, resolução de problemas e habilidades socioemocionais. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo em língua estrangeira não disponível | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Robótica educacional | pt_BR |
dc.subject | Informática na educação | pt_BR |
dc.subject | Computação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject | Prática de laboratório | pt_BR |
dc.title | O impacto da aplicação da Computação e Robótica na Educação explorando a Matemática Espacial e Programação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001242989 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2025 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Computação e Robótica Educativa - Litoral Norte: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Ciência da Computação (1082)