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dc.contributor.advisorRibeiro, Marlenept_BR
dc.contributor.authorGrabowski, Gabrielpt_BR
dc.date.accessioned2025-02-27T06:53:18Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/287776pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho é abordada a (im)possibilidade e os limites de uma outra educação profissional enquanto política pública, de responsabilidade do Estado, comprometida com um novo projeto de desenvolvimento popular sustentável. Toma-se como referência a política pública de educação profissional desenvolvida pela Superintendência de Educação Profissional do Estado do Rio Grande do Sul (SUEPRO-RS), no período de 1999-2002, para que, com base nesta experiência desenvolvida no Estado do RS, verificar até que ponto é possível uma política pública de educação profissional, associada a um projeto de desenvolvimento popular e sustentável para o estado e para o país? Quais são as aproximações e diferenças entre as proposições do Governo Federal, dos Empresários e dos Trabalhadores? Que contradições, ou seja, que limites e possibilidades existem na elaboração e implementação de tal política? Este estudo bibliográfico e documental é permeado por um conjunto de depoimentos e avaliações colhidas, por entrevistas semi-dirigidas, de sete (07) gestores de educação profissional do estado/RS. Análises e avaliações sobre a educação profissional, sobre a Superintendência de Educação Profissional e sobre a política de educação profissional da gestão enfocada são reveladas neste trabalho.pt_BR
dc.description.abstractEn este trabajo, es abordada la (im)posibilidad y los límites de una otra educación profesional como política pública, de responsabilidad del Estado, comprometida con un nuevo proyecto de desarrollo popular sostenible. Tomamos como referencia la política pública de educación profesional desarrollada por la Superintendencia de Educación Profesional del Estado de Rio Grande do Sul (SUEPRO-RS), en el período de 1999-2002, para que, con base en esta experiencia desarrollada en el Estado de Rio Grande do Sul, averiguemos hasta que punto es posible una política pública de educación profesional, asociada a un proyecto de desarrollo popular y sostenible para el estado y para el país. ¿Cuáles son las aproximaciones y diferencias entre las proposiciones del Gobierno Federal, de los Empresarios y de los Trabajadores? ¿Qué contradicciones, o sea, que límites y posibilidades existen en la elaboración e implementación de tal política? Este estudio bibliográfico y documental es permeado por un conjunto de declaraciones, evaluaciones colectadas, por entrevistas semidirigidas, del siete (07) gestores de educación profesional del estado/RS. Análisis y evaluaciones sobre la educación profesional, sobre la Superintendencia de Educación Profesional y sobre la política de educación profesional de la gestión enfatizada son reveladas en este trabajo.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectEducación profesionales
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectTrabajadores y proyecto de desarrollo popular sosteniblees
dc.subjectEnsino profissionalizantept_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentável : Projeto : Políticas públicaspt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.titleOutra educação profissional é (im)possível? : projetos e políticas em disputapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000441819pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2004pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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