Outra educação profissional é (im)possível? : projetos e políticas em disputa
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Marlene | pt_BR |
dc.contributor.author | Grabowski, Gabriel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-27T06:53:18Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/287776 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho é abordada a (im)possibilidade e os limites de uma outra educação profissional enquanto política pública, de responsabilidade do Estado, comprometida com um novo projeto de desenvolvimento popular sustentável. Toma-se como referência a política pública de educação profissional desenvolvida pela Superintendência de Educação Profissional do Estado do Rio Grande do Sul (SUEPRO-RS), no período de 1999-2002, para que, com base nesta experiência desenvolvida no Estado do RS, verificar até que ponto é possível uma política pública de educação profissional, associada a um projeto de desenvolvimento popular e sustentável para o estado e para o país? Quais são as aproximações e diferenças entre as proposições do Governo Federal, dos Empresários e dos Trabalhadores? Que contradições, ou seja, que limites e possibilidades existem na elaboração e implementação de tal política? Este estudo bibliográfico e documental é permeado por um conjunto de depoimentos e avaliações colhidas, por entrevistas semi-dirigidas, de sete (07) gestores de educação profissional do estado/RS. Análises e avaliações sobre a educação profissional, sobre a Superintendência de Educação Profissional e sobre a política de educação profissional da gestão enfocada são reveladas neste trabalho. | pt_BR |
dc.description.abstract | En este trabajo, es abordada la (im)posibilidad y los límites de una otra educación profesional como política pública, de responsabilidad del Estado, comprometida con un nuevo proyecto de desarrollo popular sostenible. Tomamos como referencia la política pública de educación profesional desarrollada por la Superintendencia de Educación Profesional del Estado de Rio Grande do Sul (SUEPRO-RS), en el período de 1999-2002, para que, con base en esta experiencia desarrollada en el Estado de Rio Grande do Sul, averiguemos hasta que punto es posible una política pública de educación profesional, asociada a un proyecto de desarrollo popular y sostenible para el estado y para el país. ¿Cuáles son las aproximaciones y diferencias entre las proposiciones del Gobierno Federal, de los Empresarios y de los Trabajadores? ¿Qué contradicciones, o sea, que límites y posibilidades existen en la elaboración e implementación de tal política? Este estudio bibliográfico y documental es permeado por un conjunto de declaraciones, evaluaciones colectadas, por entrevistas semidirigidas, del siete (07) gestores de educación profesional del estado/RS. Análisis y evaluaciones sobre la educación profesional, sobre la Superintendencia de Educación Profesional y sobre la política de educación profesional de la gestión enfatizada son reveladas en este trabajo. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino técnico | pt_BR |
dc.subject | Educación profesional | es |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Trabajadores y proyecto de desarrollo popular sostenible | es |
dc.subject | Ensino profissionalizante | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável : Projeto : Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.title | Outra educação profissional é (im)possível? : projetos e políticas em disputa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000441819 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2004 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
Ciências Humanas (7615)Educação (2550)