Fazendo nuvens : cartografia por infâncias e pandemias
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Data
2022Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação de mestrado tem como temática central a infância, centrando-se no que chama de práticas criancistas. Para isso, faz uso da cartografia como metodologia, acompanhando e sendo co-atuante em um projeto de extensão que articula creche, escolas e instituições de ensino superior de Porto Alegre, Salvador, Espírito Santo e Lisboa (Portugal). Realizada entre os anos de 2020 e 2022, a pesquisa toma como questão inicial o próprio processo de pesquisar em tempos pandêmicos, cartografando ...
Esta dissertação de mestrado tem como temática central a infância, centrando-se no que chama de práticas criancistas. Para isso, faz uso da cartografia como metodologia, acompanhando e sendo co-atuante em um projeto de extensão que articula creche, escolas e instituições de ensino superior de Porto Alegre, Salvador, Espírito Santo e Lisboa (Portugal). Realizada entre os anos de 2020 e 2022, a pesquisa toma como questão inicial o próprio processo de pesquisar em tempos pandêmicos, cartografando as experiências de estudantes e professoras em meio ao distanciamento social e paulatino retorno das aulas presenciais. De modo estrutural, a pesquisa orienta-se a partir de três movimentos contornando a problemática investigada: como produzir em coletivo com pessoas que não se conhecem? i. pesquisa infectada e infâncias acionadas; ii. caminhos percorridos e sintomas manifestados; iii. PCR - Práticas Criancistas Realizadas, tendo o fazer nuvens como imagem transversal. O experimento fazer nuvens, baseou-se no seguinte aporte teórico: modo de existência da obra a fazer e Zona de Emergência de Infâncias (ZEI). Resultados parciais indicam que as PCRs, são indicadas para acionar o sentido de infância, quando sintomas de adultidade forem percebidos em tempos que perder os sentidos é sintoma de COVID-19. ...
Resumen
Esta disertación de maestría tiene como tema central la infancia, centrándose en lo que denomina prácticas criancistas. Para ello, utiliza la cartografía como metodología, acompañando y siendo co-actuante de un proyecto de extensión que articula guarderías, escuelas e instituciones de enseñanza superior en Porto Alegre, Salvador, Espírito Santo y Lisboa (Portugal). Realizada entre 2020 y 2022, la investigación toma como interrogante inicial el propio proceso de investigar en tiempos pandémicos, ...
Esta disertación de maestría tiene como tema central la infancia, centrándose en lo que denomina prácticas criancistas. Para ello, utiliza la cartografía como metodología, acompañando y siendo co-actuante de un proyecto de extensión que articula guarderías, escuelas e instituciones de enseñanza superior en Porto Alegre, Salvador, Espírito Santo y Lisboa (Portugal). Realizada entre 2020 y 2022, la investigación toma como interrogante inicial el propio proceso de investigar en tiempos pandémicos, cartografiando las experiencias de estudiantes y docentes en medio del distanciamiento social y el retorno paulatino de las clases presenciales. De modo estructural, la investigación se estructura a partir de tres movimientos en torno al problema investigado: ¿cómo producir colectivamente con personas que no se conocen? i. investigación infectada e infancias accionadas; ii. caminos recorridos y síntomas manifestados; iii. PCR - Prácticas Criancistas Realizadas, teniendo que hacer nubes como imagen transversal. El experimento hacer nubes, se apoyó en el siguiente aporte teórico: modo de existencia de la obra a hacer y Zona de Emergência de Infâncias (ZEI). Resultados parciales indican que las PCRs son indicadas para accionar el sentido de infancia, cuando síntomas de adultidade sean percibidos en tiempos en que perder los sentidos es síntoma de COVID-19. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional.
Coleções
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Ciências Humanas (7682)
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