Ludicidade em Ciências da Natureza no ensino fundamental : narrativas da docência na pandemia e pós-pandemia
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente pesquisa analisa a utilização da abordagem lúdica como estratégia didática docente no ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, no contexto da pandemia de COVID-19 e no cenário pós-pandemia. O objetivo geral desta pesquisa é o de investigar as estratégias, avanços e dificuldades entre os professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental em sua prática docente durante o período de ensino remoto e na retomada das atividades presenciais nas escolas, identific ...
A presente pesquisa analisa a utilização da abordagem lúdica como estratégia didática docente no ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, no contexto da pandemia de COVID-19 e no cenário pós-pandemia. O objetivo geral desta pesquisa é o de investigar as estratégias, avanços e dificuldades entre os professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental em sua prática docente durante o período de ensino remoto e na retomada das atividades presenciais nas escolas, identificando se houve a utilização de abordagem lúdica e, dessa forma, refletindo sobre o papel dos docentes na construção do pensamento crítico e científico dos estudantes e seu engajamento nas aulas. Os objetivos específicos são: registrar, no formato de narrativa autobiográfica, a trajetória profissional da professora-pesquisadora, justificando como a ludicidade esteve presente em sua constituição docente; analisar a produção científica da área de ensino de Ciências sobre o tema “ludicidade e ensino de Ciências”, antes, durante e após a pandemia; conhecer relatos de professores de Ciências, a fim de identificar suas estratégias para as aulas serem mais significativas e lúdicas, nos contextos pandêmico e pós-pandêmico e catalogar estratégias e práticas de aula de Ciências nos anos finais do ensino fundamental, formando um repertório de atividades de abordagem lúdica. O material será disponibilizado no final desta dissertação. O percurso metodológico envolveu a construção da trajetória docente da autora a partir da pesquisa narrativa, a revisão bibliográfica partindo da definição do recorte temporal da pesquisa e a utilização da planilha BUSCAd v. 2.6.0, que consiste em uma ferramenta desenvolvida no Microsoft Excel® com funcionalidade de importação e tratamento de dados de revisão de literatura para a definição dos termos para a busca, seleção das bases de dados e refinamento da pesquisa. Além disso, foi realizada a busca no LUME – repositório digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, utilizando os mesmo s critérios de pesquisa. Para conhecer as experiências das docentes que atuam como professoras de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental em diferentes unidades de uma rede de escolas privadas, foram aplicados questionários com questões abertas e fechadas acerca de sua formação, tempo de docência, estratégias e percepções sobre ludicidade no contexto da pandemia e no período pós-pandemia. Trata-se de uma análise qualitativa, visando conhecer a utilização da ludicidade como estratégia didática e o que as docentes pensam a respeito, bem como suas experiências. Por fim, foi realizada a catalogação de atividades lúdicas que podem ser utilizadas nos anos finais do Ensino Fundamental nas aulas de Ciências da Natureza. Foi observado que experiências vivenciadas durante o ensino básico e superior influenciaram a práxis pedagógica da professora- pesquisadora. A produção científica sobre ludicidade no ensino de Ciências conta com um número de pesquisas menor do que o observado na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, mas a abordagem lúdica nos Anos Finais do Ensino Fundamental mostrou-se presente. Os jogos ainda são a atividade lúdica mais lembrada, mas observou-se uma certa diversidade de atividades, que envolveram desde música até teatro. Nos questionários aplicados junto as docentes de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental, o tempo de profissão nem sempre esteve relacionado à utilização da abordagem lúdica e limitações foram identificadas junto às docentes. Há uma boa percepção sobre o potencial da utilização da ludicidade no engajamento dos estudantes nas aulas e a sobre a definição da própria abordagem. Com este trabalho, reafirma-se a validade da abordagem lúdica, mas se faz necessário refletir sobre as limitações dessa metodologia e sobre o papel equivocado que à ela é atribuído, como infalível na promoção de aulas de Ciências envolventes e produtoras de aprendizagem significativa. ...
Abstract
The present research analyzes the use of playful approaches as a teaching strategy in Science education during the final years of Elementary School, in the context of the COVID-19 pandemic and the post-pandemic scenario. The general objective of this research is to investigate the strategies, advancements, and difficulties among Science teachers in the final years of Elementary School in their teaching practice during the remote teaching period and the resumption of in-person activities in scho ...
The present research analyzes the use of playful approaches as a teaching strategy in Science education during the final years of Elementary School, in the context of the COVID-19 pandemic and the post-pandemic scenario. The general objective of this research is to investigate the strategies, advancements, and difficulties among Science teachers in the final years of Elementary School in their teaching practice during the remote teaching period and the resumption of in-person activities in schools, identifying whether playful approaches were utilized and, in this way, reflecting on the role of teachers in building students' critical and scientific thinking and their engagement in classes. The specific objectives are: to record, in the format of an autobiographical narrative, the professional journey of the teacher-researcher, justifying how playfulness was present in her teaching formation; to analyze the scientific production in the field of Science education on the theme "playfulness and Science teaching," before, during, and after the pandemic; to gather reports from Science teachers in order to identify their strategies for making classes more meaningful and playful in both the pandemic and post-pandemic contexts; and to catalog strategies and practices for Science classes in the final years of Elementary School, forming a repertoire of playful activities. The material will be made available at the end of this dissertation. The methodological approach involved constructing the author's teaching trajectory through narrative research, conducting a literature review based on the definition of the research's temporal scope, and using the BUSCAd v. 2.6.0 spreadsheet, which is a tool developed in Microsoft Excel® with functionality for importing and processing literature review data to define search terms, select databases, and refine the research. Additionally, a search was conducted in LUME – the digital repository of the Federal University of Rio Grande do Sul, using the same research criteria. To understand the experiences of teachers working as Science educators in the final years of Elementary School across different units of a network of private schools, questionnaires with open and closed questions regarding their training, teaching time, strategies, and perceptions of playfulness in the context of the pandemic and post-pandemic period were applied. This is a qualitative analysis aimed at understanding the use of playfulness as a teaching strategy and what teachers think about it, as well as their experiences. Finally, a catalog of playful activities that can be used in the final years of Elementary School in Nature Science classes was created. It was observed that experiences gained during basic and higher education influenced the pedagogical practice of the teacher-researcher. The scientific production on playfulness in Science teaching has a smaller number of studies compared to what is observed in Early Childhood Education and the Initial Years of Elementary School, but the playful approach was present in the Final Years of Elementary School. Games are still the most recalled playful activity, but a certain diversity of activities was noted, ranging from music to theater. In the questionnaires applied to Science teachers in the Final Years of Elementary School, the length of time in the profession was not always related to the use of playful approaches, and limitations were identified among the teachers. There is a good perception of the potential of using playfulness to engage students in classes and about the definition of the approach itself. With this work, the validity of the playful approach is reaffirmed, but it is necessary to reflect on the limitations of this methodology and the mistaken role attributed to it as infallible in promoting engaging Science classes that produce meaningful learning. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Coleções
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Multidisciplinar (2596)
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