Contação de história e dança : estudo sobre noções de movimento com crianças do ensino fundamental
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
Esta pesquisa trata das temáticas dança, contação de histórias e temas contemporâneos transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo geral foi analisar o trabalho extraclasse de dança numa escola de Ensino Fundamental que foi inspirado nos Temas Contemporâneos Transversais (TCT´s) da BNCC. Para isso, envolveu os objetivos específicos de dissertar sobre os TCT´s da BNCC e investigar a contação de história como método de ensino. Como trabalhar dança no ensino fundamental extrac ...
Esta pesquisa trata das temáticas dança, contação de histórias e temas contemporâneos transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo geral foi analisar o trabalho extraclasse de dança numa escola de Ensino Fundamental que foi inspirado nos Temas Contemporâneos Transversais (TCT´s) da BNCC. Para isso, envolveu os objetivos específicos de dissertar sobre os TCT´s da BNCC e investigar a contação de história como método de ensino. Como trabalhar dança no ensino fundamental extraclasse através da contação de histórias que ampliem e/ou desafiem o modo de mover das crianças? Ou ainda: de que modos as crianças se movimentam a partir de histórias contadas numa aula de dança? Como os Temas Contemporâneos Transversais da BNCC podem ser trabalhados numa aula de dança extraclasse? A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa e envolveu a observação participante de 10 aulas de 1h30 para 22 crianças no contraturno de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental na cidade de Rolante (RS) no segundo semestre 2023. O registro das observações foi desenvolvido a partir de uma pauta de observação em diário de classe da pesquisadora, além de registros filmados, gravações de voz e desenhos das crianças. Houve a produção de um documentário de 15 minutos que abordou aspectos importantes discutidos na pesquisa. Por fim, acredita-se que a contação de história pode ser um ponto de partida para iniciar diálogos em sala de aula. Há múltiplas possibilidades com esse recurso, como a utilização de objetos relacionados à história, a exploração dos padrões de movimento dos personagens, o contexto da própria história, entre outras, que visam a exploração do movimento, do espaço, das qualidades e das percepções de mundo que isso desperta. A abertura do professor para a escuta, portanto, é primordial. ...
Abstract
This research addresses the themes of dance, storytelling, and contemporary cross-cutting themes of the National Common Curricular Base (BNCC). The general objective was to analyze the extracurricular dance work in a primary school that was inspired by the Contemporary Cross- Cutting Themes of the BNCC. This involved specific objectives such as discussing the Contemporary Cross-Cutting Themes of the BNCC and investigating storytelling as a teaching method. How can dance be worked on in primary ...
This research addresses the themes of dance, storytelling, and contemporary cross-cutting themes of the National Common Curricular Base (BNCC). The general objective was to analyze the extracurricular dance work in a primary school that was inspired by the Contemporary Cross- Cutting Themes of the BNCC. This involved specific objectives such as discussing the Contemporary Cross-Cutting Themes of the BNCC and investigating storytelling as a teaching method. How can dance be worked on in primary school extracurricular activities through storytelling that expands and/or challenges children's movement? Or, in what ways do children move based on stories told in a dance class? How can the Contemporary Cross-Cutting Themes of the BNCC be addressed in an extracurricular dance class? The research methodology is qualitative and involved participant observation of 10 classes, each 1.5 hours long, with 22 children in the extracurricular period at a municipal primary school in Rolante (RS) in the second semester of 2023. The observation records were developed from an observation sheet in the researcher's class diary, as well as video recordings, voice recordings, and children's drawings. A 15-minute documentary was produced, addressing important aspects discussed in the research. Ultimately, it is believed that storytelling can be a starting point for initiating dialogues in the classroom. There are multiple possibilities with this resource, such as using objects related to the story, exploring the movement patterns of characters, and the context of the story itself, among others, which aim to explore movement, space, qualities, and the worldviews that this evokes. Therefore, the teacher's openness to listening is crucial. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2958)Artes Cênicas (227)
Este item está licenciado na Creative Commons License
