Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorValle, Flavia Pilla dopt_BR
dc.contributor.authorNovo, Allana Bockmannpt_BR
dc.date.accessioned2025-02-13T06:53:10Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/285151pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa trata das temáticas dança, contação de histórias e temas contemporâneos transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo geral foi analisar o trabalho extraclasse de dança numa escola de Ensino Fundamental que foi inspirado nos Temas Contemporâneos Transversais (TCT´s) da BNCC. Para isso, envolveu os objetivos específicos de dissertar sobre os TCT´s da BNCC e investigar a contação de história como método de ensino. Como trabalhar dança no ensino fundamental extraclasse através da contação de histórias que ampliem e/ou desafiem o modo de mover das crianças? Ou ainda: de que modos as crianças se movimentam a partir de histórias contadas numa aula de dança? Como os Temas Contemporâneos Transversais da BNCC podem ser trabalhados numa aula de dança extraclasse? A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa e envolveu a observação participante de 10 aulas de 1h30 para 22 crianças no contraturno de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental na cidade de Rolante (RS) no segundo semestre 2023. O registro das observações foi desenvolvido a partir de uma pauta de observação em diário de classe da pesquisadora, além de registros filmados, gravações de voz e desenhos das crianças. Houve a produção de um documentário de 15 minutos que abordou aspectos importantes discutidos na pesquisa. Por fim, acredita-se que a contação de história pode ser um ponto de partida para iniciar diálogos em sala de aula. Há múltiplas possibilidades com esse recurso, como a utilização de objetos relacionados à história, a exploração dos padrões de movimento dos personagens, o contexto da própria história, entre outras, que visam a exploração do movimento, do espaço, das qualidades e das percepções de mundo que isso desperta. A abertura do professor para a escuta, portanto, é primordial.pt_BR
dc.description.abstractThis research addresses the themes of dance, storytelling, and contemporary cross-cutting themes of the National Common Curricular Base (BNCC). The general objective was to analyze the extracurricular dance work in a primary school that was inspired by the Contemporary Cross- Cutting Themes of the BNCC. This involved specific objectives such as discussing the Contemporary Cross-Cutting Themes of the BNCC and investigating storytelling as a teaching method. How can dance be worked on in primary school extracurricular activities through storytelling that expands and/or challenges children's movement? Or, in what ways do children move based on stories told in a dance class? How can the Contemporary Cross-Cutting Themes of the BNCC be addressed in an extracurricular dance class? The research methodology is qualitative and involved participant observation of 10 classes, each 1.5 hours long, with 22 children in the extracurricular period at a municipal primary school in Rolante (RS) in the second semester of 2023. The observation records were developed from an observation sheet in the researcher's class diary, as well as video recordings, voice recordings, and children's drawings. A 15-minute documentary was produced, addressing important aspects discussed in the research. Ultimately, it is believed that storytelling can be a starting point for initiating dialogues in the classroom. There are multiple possibilities with this resource, such as using objects related to the story, exploring the movement patterns of characters, and the context of the story itself, among others, which aim to explore movement, space, qualities, and the worldviews that this evokes. Therefore, the teacher's openness to listening is crucial.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDanceen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectStorytellingen
dc.titleContação de história e dança : estudo sobre noções de movimento com crianças do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001240374pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples