Transtornos de aprendizagem, dificuldades de aprendizagem e intervenções pedagógicas : revisão sistemática de literatura
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo verificar possibilidades de intervenções em contexto escolar que favoreçam estudantes com transtorno específico de aprendizagem ou dificuldade de aprendizagem. Compreende-se a necessidade de criar diferentes estratégias de ensino a fim de garantir o acesso à educação de qualidade, visto que as dificuldades ao longo da educação básica são diversas e vivenciadas pela maioria dos estudantes. Realizou-se uma revisão sistemática de literatura, a partir de uma ada ...
O presente trabalho tem por objetivo verificar possibilidades de intervenções em contexto escolar que favoreçam estudantes com transtorno específico de aprendizagem ou dificuldade de aprendizagem. Compreende-se a necessidade de criar diferentes estratégias de ensino a fim de garantir o acesso à educação de qualidade, visto que as dificuldades ao longo da educação básica são diversas e vivenciadas pela maioria dos estudantes. Realizou-se uma revisão sistemática de literatura, a partir de uma adaptação dos critérios PRISMA (2009), buscando os termos "intervenção" (AND) "transtorno de aprendizagem" e "intervenção" (AND) "dificuldade de aprendizagem" em duas bases de busca: CAPES e SCIELO. A busca totalizou 658 estudos; ao final dos processos de triagem, elegibilidade e inclusão, apenas 5 estudos adentraram a síntese qualitativa deste trabalho. Aponta-se uma grande lacuna em estudos de intervenção com estudantes com transtornos específicos de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem. Além disso, todos os estudos correspondiam ao componente curricular da língua portuguesa e foram realizados no Ensino Fundamental. Por fim, o fator de semelhança entre os estudos analisados é a articulação e adaptação das atividades à realidade dos/as estudantes que participaram da intervenção, o que pode estar interligado à melhora de todos os estudantes que participaram da amostra. Já os estudos analisados que não possuíam adaptação das atividades aos estudantes submetidos à intervenção apresentaram como resultado a melhora nas habilidades da maioria dos estudantes, sendo que alguns alunos não progrediram. Tais avaliações se deram a partir da comparação dos resultados dos pré e pós-testes de cada intervenção. Nesse sentido, compreende-se a importância de realizar práticas pedagógicas articuladas com a realidade dos/as estudantes, promovendo a aquisição e consolidação de conhecimento. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1414)
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