O culto à beleza dos corpos femininos como fator impulsionador do consumo de procedimentos estéticos
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O trabalho analisa como o culto à beleza e os padrões estéticos impostos pela sociedade influenciam o consumo de procedimentos estéticos por parte das mulheres, considerando, para tal, fatores históricos, sociais, econômicos e culturais. O objetivo é investigar se a pressão estética de fato impulsiona a demanda desse mercado e seus impactos na saúde (física e mental), comportamento e identidade das mulheres. A pesquisa adota uma abordagem qualiquantitativa, combinando uma revisão bibliográfica ...
O trabalho analisa como o culto à beleza e os padrões estéticos impostos pela sociedade influenciam o consumo de procedimentos estéticos por parte das mulheres, considerando, para tal, fatores históricos, sociais, econômicos e culturais. O objetivo é investigar se a pressão estética de fato impulsiona a demanda desse mercado e seus impactos na saúde (física e mental), comportamento e identidade das mulheres. A pesquisa adota uma abordagem qualiquantitativa, combinando uma revisão bibliográfica sobre os conceitos de beleza, pressão estética, gênero e economia feminista, com análise de dados do mercado estético global. Além disso, também foram utilizadas as contribuições de estudos nacionais e internacionais sobre o tema, a fim de dar suporte à fundamentação do trabalho. Os resultados apontam o Brasil como um dos líderes mundiais em número de realizações de procedimentos estéticos, refletindo um ideal de beleza fortemente vinculado à mídia, ao marketing e aos padrões estéticos difundidos socialmente. As conclusões destacam que o padrão de beleza opera como um mecanismo de controle social, o qual opera por meio da transformação deliberada do corpo feminino em um objeto de consumo vinculado aos desejos masculinos, fenômeno esse que gera implicações que vão além do âmbito econômico, afetando a autoestima e a saúde física e mental das mulheres. ...
Abstract
The study analyzes how the cult of beauty and the aesthetic standards imposed by society influence women's consumption of aesthetic procedures, considering historical, social, economic, and cultural factors. The objective is to investigate whether aesthetic pressure indeed drives demand in this market and its impacts on women's physical and mental health, behavior, and identity. The research adopts a mixed-methods approach, combining a bibliographic review of concepts such as beauty, aesthetic ...
The study analyzes how the cult of beauty and the aesthetic standards imposed by society influence women's consumption of aesthetic procedures, considering historical, social, economic, and cultural factors. The objective is to investigate whether aesthetic pressure indeed drives demand in this market and its impacts on women's physical and mental health, behavior, and identity. The research adopts a mixed-methods approach, combining a bibliographic review of concepts such as beauty, aesthetic pressure, gender, and feminist economics with an analysis of global aesthetic market data. Additionally, contributions from national and international studies on the subject were utilized to support the foundation of the study. The results highlight Brazil as one of the world leaders in the number of aesthetic procedures performed, reflecting an ideal of beauty strongly tied to media, marketing, and socially disseminated aesthetic standards. The conclusions emphasize that beauty standards function as a mechanism of social control, deliberately transforming the female body into a consumer object linked to male desires, a phenomenon that generates implications beyond the economic sphere, affecting women's self-esteem and physical and mental health. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Coleções
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TCC Ciências Econômicas (1370)
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