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dc.contributor.advisorKühn, Daniela Diaspt_BR
dc.contributor.authorSilva, Aline Costa Dexheimer Pereira dapt_BR
dc.date.accessioned2025-01-21T06:54:13Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/283544pt_BR
dc.description.abstractO trabalho analisa como o culto à beleza e os padrões estéticos impostos pela sociedade influenciam o consumo de procedimentos estéticos por parte das mulheres, considerando, para tal, fatores históricos, sociais, econômicos e culturais. O objetivo é investigar se a pressão estética de fato impulsiona a demanda desse mercado e seus impactos na saúde (física e mental), comportamento e identidade das mulheres. A pesquisa adota uma abordagem qualiquantitativa, combinando uma revisão bibliográfica sobre os conceitos de beleza, pressão estética, gênero e economia feminista, com análise de dados do mercado estético global. Além disso, também foram utilizadas as contribuições de estudos nacionais e internacionais sobre o tema, a fim de dar suporte à fundamentação do trabalho. Os resultados apontam o Brasil como um dos líderes mundiais em número de realizações de procedimentos estéticos, refletindo um ideal de beleza fortemente vinculado à mídia, ao marketing e aos padrões estéticos difundidos socialmente. As conclusões destacam que o padrão de beleza opera como um mecanismo de controle social, o qual opera por meio da transformação deliberada do corpo feminino em um objeto de consumo vinculado aos desejos masculinos, fenômeno esse que gera implicações que vão além do âmbito econômico, afetando a autoestima e a saúde física e mental das mulheres.pt_BR
dc.description.abstractThe study analyzes how the cult of beauty and the aesthetic standards imposed by society influence women's consumption of aesthetic procedures, considering historical, social, economic, and cultural factors. The objective is to investigate whether aesthetic pressure indeed drives demand in this market and its impacts on women's physical and mental health, behavior, and identity. The research adopts a mixed-methods approach, combining a bibliographic review of concepts such as beauty, aesthetic pressure, gender, and feminist economics with an analysis of global aesthetic market data. Additionally, contributions from national and international studies on the subject were utilized to support the foundation of the study. The results highlight Brazil as one of the world leaders in the number of aesthetic procedures performed, reflecting an ideal of beauty strongly tied to media, marketing, and socially disseminated aesthetic standards. The conclusions emphasize that beauty standards function as a mechanism of social control, deliberately transforming the female body into a consumer object linked to male desires, a phenomenon that generates implications beyond the economic sphere, affecting women's self-esteem and physical and mental health.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectBeautyen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectAesthetic pressureen
dc.subjectEconomia feministapt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectAesthetic proceduresen
dc.subjectFeminist economicsen
dc.titleO culto à beleza dos corpos femininos como fator impulsionador do consumo de procedimentos estéticospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001240345pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024/2pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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