O aluno falando sobre si e sobre a língua : uma proposta à luz da enunciação benvenistiana e da antropologia da enunciação
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho propõe-se a articular as teorias enunciativa e enunciativo-antropológica e a prática de ensino de língua, entrelaçamento que é ilustrado com o desenvolvimento de um Projeto de Ensino. Desse modo, o estudo filia-se à linguística enunciativa de Émile Benveniste e à antropologia da enunciação de Valdir do Nascimento Flores, deslocando tais perspectivas de linguagem ao contexto de ensino-aprendizagem de língua materna. A metodologia do estudo foi baseada em uma revisão bibliográ ...
O presente trabalho propõe-se a articular as teorias enunciativa e enunciativo-antropológica e a prática de ensino de língua, entrelaçamento que é ilustrado com o desenvolvimento de um Projeto de Ensino. Desse modo, o estudo filia-se à linguística enunciativa de Émile Benveniste e à antropologia da enunciação de Valdir do Nascimento Flores, deslocando tais perspectivas de linguagem ao contexto de ensino-aprendizagem de língua materna. A metodologia do estudo foi baseada em uma revisão bibliográfica, fundamentada na leitura de textos de Benveniste, presentes nos dois volumes de Problemas de Linguística Geral (Benveniste, 1991; 1989), e na leitura de dois textos de Flores (2015; 2019). Além de leituras do quadro teórico mobilizado, averiguou-se trabalhos que realizaram deslocamentos das teorias ao contexto de ensino de língua. A partir de tais estudos teóricos e teórico-metodológicos, o Projeto de Ensino foi constituído. A análise do Projeto mostra que, através de uma prática docente respaldada pela enunciação e pela antropologia da enunciação, atravessada pela intersubjetividade, o aluno pode analisar sua língua e comentar sobre suas experiências com a língua. Em conclusão, o trabalho mostra que é possível articular as perspectivas enunciativa e enunciativo-antropológica com o ensino de língua materna, além de identificar efeitos desse entrelaçamento tanto para o discente quanto para o docente. ...
Abstract
The present study aims to articulate enunciative and anthropological-enunciative theories with the practice of language teaching, an interweaving illustrated through the development of a Project. Therefore, the study is aligned with Émile Benveniste's enunciative linguistics and Valdir do Nascimento Flores's enunciation anthropology, applying these language perspectives to the context of mother tongue teaching and learning. The methodology of the study was based on a bibliographical review from ...
The present study aims to articulate enunciative and anthropological-enunciative theories with the practice of language teaching, an interweaving illustrated through the development of a Project. Therefore, the study is aligned with Émile Benveniste's enunciative linguistics and Valdir do Nascimento Flores's enunciation anthropology, applying these language perspectives to the context of mother tongue teaching and learning. The methodology of the study was based on a bibliographical review from an anthropological-enunciative perspective, grounded in the reading of Benveniste's texts, present in the two volumes of Problemas de Linguística Geral (Benveniste, 1991; 1989), and in the reading of two texts by Flores (2015; 2019). In addition to readings from the theoretical framework, studies that applied these theories to the context of language teaching were also examined. Based on these theoretical and theoretical-methodological studies, the Project was developed. The analysis of the Project demonstrates that, through a teaching practice supported by enunciation and enunciation anthropology, with intersubjectivity, students can analyze their language and comment on their experiences with the language. In conclusion, the study shows that it is possible to articulate enunciative and anthropological-enunciative perspectives with mother tongue teaching and learning, as well as to identify the effects of this interweaving for both students and teachers. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Tradutor: Bacharelado.
Coleções
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TCC Letras (1237)
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