Complexidade, acurácia e fluência no desenvolvimento do português brasileiro como língua adicional : uma análise dinâmico-complexa de um aprendiz hondurenho
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Inserido em uma visão de língua baseada na Teoria dos Sistema Dinâmicos Complexos (TSDC) (De Bot, 2017; De Bot; Lowie; Verspoor, 2007; Hiver; Al-Hoorie, 2020; Larsen-Freeman, 2014, 2017; Larsen-Freeman; Cameron, 2008; Lowie, 2017; Verspoor; De Bot; Lowie, 2011; Verspoor; Lowie; De Bot, 2021), este trabalho visa a investigar, longitudinalmente, a ocorrência de picos abruptos de desenvolvimento e mudanças de fase no processo desenvolvimental de Complexidade, Acurácia e Fluência (CAF) em Língua Ad ...
Inserido em uma visão de língua baseada na Teoria dos Sistema Dinâmicos Complexos (TSDC) (De Bot, 2017; De Bot; Lowie; Verspoor, 2007; Hiver; Al-Hoorie, 2020; Larsen-Freeman, 2014, 2017; Larsen-Freeman; Cameron, 2008; Lowie, 2017; Verspoor; De Bot; Lowie, 2011; Verspoor; Lowie; De Bot, 2021), este trabalho visa a investigar, longitudinalmente, a ocorrência de picos abruptos de desenvolvimento e mudanças de fase no processo desenvolvimental de Complexidade, Acurácia e Fluência (CAF) em Língua Adicional (LA). Dentre os parâmetros analisados dentro de cada construto, estão a densidade lexical e diversidade lexical, no construto de Complexidade; o número de erros totais do aprendiz, no construto Acurácia; e as taxas de interrupção, velocidade de fala e reparo, no construto Fluência. A pesquisa contou com a participação de um aprendiz hondurenho (L1: espanhol; L2: inglês; L3: português brasileiro) recém-chegado ao Brasil e sem nenhum contato prévio com o português. No Brasil, o participante estava matriculado em um curso de graduação e realizava aulas semanais de português. Semanas após o término da pesquisa, o participante realizou o exame de proficiência Celpe-Bras, obtendo nível avançado de proficiência. Para a realização do estudo, o participante recebeu oito sessões (uma por semana) de instrução explícita de aspectos da pronúncia (Alves; Brisolara; Perozzo, 2017; Gordon; Darcy, 2022) e de fluência (Derwing, 2017) do português brasileiro. Desse modo, a metodologia de coletas de dados utilizada foi a A-B-A (Hiver; Al-Hoorie, 2020), a qual conta com coletas antes, durante e após o período de instrução explícita. As coletas ocorreram entre os meses de fevereiro e setembro de 2023. Ao total, foram realizadas coletas quinzenais, somando 12 coletas, sendo que o período de instrução explícita ocorreu entre as coletas cinco e oito. Este estudo conta com análises descritivas, realizadas a partir da plotagem de gráficos do desenvolvimento longitudinal do aprendiz, e com análises inferenciais, através de Análises de Picos com Simulações de Monte Carlo (Verspoor; De Bot; Lowie, 2011) e Análises de Pontos de Mudança (Taylor, 2000). Por meio de ambos os procedimentos estatísticos, foi possível identificar alterações bruscas no parâmetro “diversidade lexical” do construto Complexidade e no parâmetro “taxa de interrupção” do construto Fluência. Foram identificadas mudanças de fase no parâmetro “erros totais” do construto Acurácia e no parâmetro “taxa de interrupção” do construto Fluência. Ademais, ambas as verificações estatísticas identificaram alterações no sistema do aprendiz em um mesmo momento, no parâmetro “taxa de interrupção” do construto Fluência. O conjunto de resultados obtidos ressalta a complementariedade de ambas as verificações estatísticas, que olham para os dados do participante por caminhos diferentes. Por meio dos resultados encontrados, foi possível, ainda, visualizar o desenvolvimento dos construtos analisados ao longo do tempo e foi observada uma melhora nos índices de Complexidade, Acurácia e Fluência do aprendiz em contexto de imersão. ...
Abstract
Grounded on Complex Dynamic Systems Theory (CDST) (De Bot, 2017; De Bot; Lowie; Verspoor, 2007; Hiver; Al-Hoorie, 2020; Larsen-Freeman, 2014, 2017; Larsen-Freeman; Cameron, 2008; Lowie, 2017; Verspoor; De Bot; Lowie, 2011; Verspoor; Lowie; de Bot, 2021), this longitudinal study investigates the occurrence of abrupt developmental peaks and phase changes in Complexity, Accuracy, and Fluency (CAF) in Second Language development. The parameters analyzed in each construct include lexical density and ...
Grounded on Complex Dynamic Systems Theory (CDST) (De Bot, 2017; De Bot; Lowie; Verspoor, 2007; Hiver; Al-Hoorie, 2020; Larsen-Freeman, 2014, 2017; Larsen-Freeman; Cameron, 2008; Lowie, 2017; Verspoor; De Bot; Lowie, 2011; Verspoor; Lowie; de Bot, 2021), this longitudinal study investigates the occurrence of abrupt developmental peaks and phase changes in Complexity, Accuracy, and Fluency (CAF) in Second Language development. The parameters analyzed in each construct include lexical density and lexical diversity for Complexity; the total number of learner errors for Accuracy; and breakdown rates, speed fluency rates, as well as repair rates for Fluency. The study was carried out with the participation of a Honduran learner (L1: Spanish; L2: English; L3: Brazilian Portuguese) who had recently arrived in Brazil and had no prior contact with Portuguese. In Brazil, the participant was enrolled in an undergraduate course and attended weekly Portuguese classes. Some weeks after the data collection sessions ended, the participant took the Celpe-Bras proficiency exam, obtaining an advanced level of proficiency. In the study, the participant took part in eight weekly sessions of explicit instruction on aspects of Brazilian Portuguese pronunciation (Alves; Brisolara; Perozzo, 2017; Gordon; Darcy, 2022) and fluency (Derwing, 2017). Thus, the oral data collection methodology employed followed an A-B-A pattern (Hiver; Al-Hoorie, 2020), which includes collections before, during, and after the instructional period. The collections took place between February and September of 2023. In total, 12 fortnightly data collections were conducted, with the insructional period occurring between collections five and eight. This study includes descriptive analyses, carried out through the plotting of graphs of the learner’s longitudinal development, as well as inferential analyses, through Monte Carlo Simulations (Verspoor; De Bot; Lowie, 2011) and Change-Point Analyses (Taylor, 2000). Through both statistical procedures, it was possible to identify abrupt changes in the “lexical diversity” Complexity parameter, and in the “breakdown rate” Fluency parameter. Phase changes were identified in the “number of total errors” Accuracy parameter and in the “breakdown rate” Fluency parameter. Moreover, both statistical verifications identified changes in the learner’s system at the same time in the “breakdown rate” Fluency parameter. The set of identified results highlights the complementarity of both statistical verification, which account for different phenomena in the the participant's data. In view of the results found, it was possible to visualize the development of the constructs of Complexity, Accuracy and Fluency in an immersion context over time. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Inglês: Licenciatura.
Coleções
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TCC Letras (1237)
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