Pedagogia da cannabis: produção de sujeitos nas de campanhas sobre o uso medicinal da maconha
dc.contributor.advisor | Santos, Luís Henrique Sacchi dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Guilherme Maltez | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-13T06:55:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282350 | pt_BR |
dc.description.abstract | A transformação no tratamento público da maconha reflete mudanças significativas em suas representações sociais e destaca estratégias deliberadas para reposicioná la em um novo contexto. Ao longo do século XX, a maconha foi predominantemente associada ao proibicionismo, enquadrada como crime, desvio e doença. Contudo, a partir da segunda metade do século e, mais pronunciadamente, nos tempos recentes, observa-se um deslocamento da maconha para um terreno cada vez mais vinculado à esfera da saúde. Este novo cenário é caracterizado por discussões sobre qualidade de vida, bem-estar, uso regulamentado e normalização progressiva. A presente tese investiga a emergência do que denomino "pedagogia da cannabis", utilizando a perspectiva dos Estudos Culturais e a abordagem das pedagogias culturais. Esta pedagogia é endereçada a sujeitos preconcebidos, ao mesmo tempo que busca constituir um tipo específico de sujeito. Este sujeito, predominantemente influenciado pelo reconhecimento conferido à área médica, usufrui de um privilégio destacado no âmbito do saber científico. Os materiais analisados incluem produções veiculadas no contexto da pedagogia da cannabis, notavelmente a Campanha Repense, associações de pacientes, cursos e workshops, bem como outros materiais disseminados por meio de diversos canais, como veículos de comunicação, sites e empresas, e que constituem parte integrante de um mercado emergente gerador de biovalor. O conjunto desses materiais atua na forma de dispositivo pedagógico e objetiva produzir sujeitos sob a aura do saber médico científico. A análise sugere que este conjunto de estratégias, imbuído de caráter educativo e identificado como pedagogia da cannabis, vai ao encontro da grade de inteligibilidade característica do que Michel Foucault denominou racionalidade liberal. O trabalho propõe reflexões acerca das motivações subjacentes à formação de subjetividades orientadas por essa referida racionalidade. Além disso, há também a questão de saber se existem sujeitos excluídos do âmbito da pedagogia canábica. Ao explorar essas questões, a pesquisa pretende contribuir para uma compreensão mais aprofundada das dinâmicas sociais relacionadas à cannabis, considerando não apenas os discursos dominantes, mas também as implicações éticas e as relações de poder subjacentes a esse reposicionamento da substância na esfera pública. | pt_BR |
dc.description.abstract | The shift in the public treatment of marijuana reflects significant changes in its social representations and highlights deliberate strategies to reposition it in a new context. Throughout the twentieth century, marijuana was predominantly associated with prohibitionism and framed as a crime, deviance, and disease. However, since the second half of the century and more recently, we have witnessed a shift of marijuana towards an increasingly health-related field. This new scenario is characterized by discussions about quality of life, well-being, regulated use and progressive normalization. This thesis investigates the emergence of what I call a "cannabis pedagogy", using the perspective of cultural studies and the approach of cultural pedagogy. This pedagogy addresses preconceived subjects, while at the same time attempting to constitute a specific type of subject. This subject, mainly influenced by the recognition of the medical field, enjoys a privileged position within the framework of scientific knowledge. The materials analyzed include productions disseminated in the context of cannabis pedagogy, in particular the Repense Campaign, patient associations, courses and workshops, as well as other materials disseminated through various channels, such as media, websites and companies, which form part of an emerging market that generates biovalue. The set of these materials acts in the form of a pedagogical device and aims to produce subjects under the aura of medical-scientific knowledge. The analysis suggests that this set of strategies, imbued with an educational character and identified as cannabis pedagogy, corresponds to the intelligibility grid characteristic of what Michel Foucault called liberal rationality. The work proposes reflections on the motivations underlying the formation of subjectivities guided by this aforementioned rationality. In addition, there is also the question of whether there are any subjects excluded from the scope of cannabis pedagogy. By exploring these questions, the research aims to contribute to a deeper understanding of the social dynamics related to cannabis, considering not only the dominant discourses, but also the ethical implications and power relations underlying this repositioning of the substance in the public sphere. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Canabinóides | pt_BR |
dc.subject | Estudos culturais | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | Pedagogia da cannabis: produção de sujeitos nas de campanhas sobre o uso medicinal da maconha | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001210843 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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