Efeito do desempenho das práticas ambientais e da sua divulgação sobre o valor de mercado das empresas brasileiras de capital aberto
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A preocupação com o meio ambiente tem ganhado força após a ocorrência de desastres ambientais de grandes proporções, despertando a atenção da sociedade, da mídia, das comunidades acadêmicas e o interesse de investidores atentos com a atuação de empresas engajadas na preservação ambiental, em que suas atividades são realizadas de forma ecologicamente responsáveis e informadas as partes interessadas, por meio da divulgação voluntária. Diante disso, o objetivo da presente pesquisa consiste em anal ...
A preocupação com o meio ambiente tem ganhado força após a ocorrência de desastres ambientais de grandes proporções, despertando a atenção da sociedade, da mídia, das comunidades acadêmicas e o interesse de investidores atentos com a atuação de empresas engajadas na preservação ambiental, em que suas atividades são realizadas de forma ecologicamente responsáveis e informadas as partes interessadas, por meio da divulgação voluntária. Diante disso, o objetivo da presente pesquisa consiste em analisar o efeito do desempenho das práticas ambientais e de sua divulgação sobre o valor de mercado das empresas listadas na B3 S/A - Brasil, Bolsa, Balcão no período de 2016 a 2022. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa, descritiva e documental, mediante análise de dados coletados na base de dados da Refinitiv®, assim como nos relatórios anuais de sustentabilidade. A amostra foi composta por 91 empresas de capital aberto, totalizando 543 observações. A análise ocorreu por meio da estatística descritiva dos dados, da correlação entre as variáveis e da análise de regressão com dados em painel desbalanceado. A variável dependente foi representada pelo Q de Tobin e como variáveis independentes foram considerados o desempenho das práticas ambientais (DesAm) e o disclosure ambiental (DiscAm). Para medir o desempenho das práticas ambientais, utilizou-se o score E da base de dados da Refinitiv®. A métrica de mensuração do disclosure ambiental foi obtida a partir da aplicação de um checklist aos relatórios de sustentabilidade no formato GRI, composto por 32 itens. Os resultados encontrados sugerem que o disclosure ambiental não influencia o valor de mercado das empresas brasileiras, uma vez que a relação entre a variável DiscAm e o Q de Tobin não apresenta significância estatística. Quanto ao desempenho das práticas ambientais, os achados evidenciaram uma relação positiva e estatisticamente significativa com o valor de mercado das empresas (Q de Tobin). Constatou-se também, que o efeito do desempenho das práticas ambientais e de sua divulgação são maiores entre empresas pertencentes aos setores com alto impacto ambiental (consumo não cíclico, indústria, materiais básicos, petróleo gás e biocombustíveis e utilidade pública). Pelo exposto, é possível avaliar à luz da Teoria da Legitimidade, que a adoção de práticas ambientais é uma maneira eficiente que a empresa tem para demonstrar sua preocupação com questões sobre sustentabilidade, gerando possivelmente reflexos positivos na sua imagem, na sua reputação, podendo ser uma oportunidade para vantagem competitiva, além de estar agregando valor de mercado. ...
Abstract
Concern for the environment has gained strength after the occurrence of large-scale environmental disasters, attracting the attention of society, the media, academic communities and the interest of investors attentive to the activities of companies engaged in environmental preservation, in which their Activities are carried out in an ecologically responsible manner and inform interested parties through voluntary disclosure. Therefore, the objective of this research is to analyze the effect of t ...
Concern for the environment has gained strength after the occurrence of large-scale environmental disasters, attracting the attention of society, the media, academic communities and the interest of investors attentive to the activities of companies engaged in environmental preservation, in which their Activities are carried out in an ecologically responsible manner and inform interested parties through voluntary disclosure. Therefore, the objective of this research is to analyze the effect of the performance of environmental practices and their disclosure on the market value of companies listed on B3 S/A - Brasil, Bolsa, Balcão in the period from 2016 to 2022. To this end, quantitative, descriptive and documentary research was carried out, through analysis of data collected in the Refinitiv® database, as well as in annual sustainability reports. The sample consisted of 91 publicly traded companies, totaling 543 observations. The analysis occurred through descriptive statistics of the data, correlation between variables and regression analysis with unbalanced panel data. The dependent variable was represented by Tobin's Q and the performance of environmental practices (DesAm) and environmental disclosure (DiscAm) were considered as independent variables. To measure the performance of environmental practices, the E score from the Refinitiv® database was used. The environmental disclosure measurement metric was obtained from the application of a checklist to sustainability reports in the GRI format, consisting of 32 items. The results found suggest that environmental disclosure does not influence the market value of Brazilian companies, since the relationship between the DiscAm variable and Tobin's Q does not present statistical significance. Regarding the performance of environmental practices, the findings showed a positive and statistically significant relationship with the companies' market value (Tobin's Q). It was also found that the effect of the performance of environmental practices and their disclosure is greater among companies belonging to sectors with high environmental impact (non-cyclical consumption, industry, basic materials, oil, gas and biofuels and public utilities). Based on the above, it is possible to assess, in light of the Legitimacy Theory, that the adoption of environmental practices is an efficient way for the company to demonstrate its concern with sustainability issues, possibly generating positive impacts on its image and reputation, which could be an opportunity for competitive advantage, in addition to adding market value. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6097)
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