Formação em tutoria no Programa Saúde com Agente : avaliação das atividades na construção da identidade de tutores
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Tipo
Outro título
Tutoring training in the Health with Agent Program: evaluation of activities in constructing the identity of tutors
Assunto
Resumo
Este artigo contextualiza a criação de um curso de extensão de tutoria na modalidade educação a distância (EaD), como suporte ao exercício da tutoria para um Programa Nacional de formação técnica na área da saúde -o Programa Saúde com Agente (PSA), e apresenta a avaliação de atividades e materiais do curso, com ênfase na construção da identidade do tutor no PSA. A metodologia adotada foi uma pesquisa quantitativa descritiva, complementada por questões abertas, aplicada a 4.223 participantes do ...
Este artigo contextualiza a criação de um curso de extensão de tutoria na modalidade educação a distância (EaD), como suporte ao exercício da tutoria para um Programa Nacional de formação técnica na área da saúde -o Programa Saúde com Agente (PSA), e apresenta a avaliação de atividades e materiais do curso, com ênfase na construção da identidade do tutor no PSA. A metodologia adotada foi uma pesquisa quantitativa descritiva, complementada por questões abertas, aplicada a 4.223 participantes do curso, incluindo tutores e supervisores de tutoria. Os resultados indicaram que o curso contribuiu significativamente para a construção da identidade dos tutores, evidenciada pela alta taxa de concordância em relação à utilidade dos materiais didáticos e atividades propostas. Conclui-se que o curso de extensão cumpriu seu papel de capacitar os tutores e supervisores, promovendo melhores práticas de ensino e aprendizagem na modalidade EaD, o que pode reduzir a evasão e melhorar a eficácia dos cursos técnicos do PSA. ...
Abstract
This article contextualizes the creation of a distance tutoring extension course, as support for the tutoring exercise for a National Technical Training Program in the health area -the Health with Agent Program (HAP), and presents the evaluation of activities and course materials, with an emphasis on constructing the tutors’ identity in the HAP. The methodology adopted was descriptive quantitative research, complemented by open questions, applied to 4,223 course participants, including tutors a ...
This article contextualizes the creation of a distance tutoring extension course, as support for the tutoring exercise for a National Technical Training Program in the health area -the Health with Agent Program (HAP), and presents the evaluation of activities and course materials, with an emphasis on constructing the tutors’ identity in the HAP. The methodology adopted was descriptive quantitative research, complemented by open questions, applied to 4,223 course participants, including tutors and tutoring supervisors. The results indicated that the course contributed significantly to the construction of the tutors' identity, evidenced by the high rate of agreement regarding the usefulness of the teaching materials and proposed activities. It is concluded that the extension course fulfilled its role of training tutors and supervisors, promoting better teaching and learning practices in the distance learning modality, which can reduce dropout rates and improve the effectiveness of HAP certificate programs. ...
Contido em
RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, RS. Vol. 22, n. 2 (2024), p. 1-11
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40711)Ciências Humanas (7082)
Este item está licenciado na Creative Commons License