Mostrar registro simples

dc.contributor.authorReal, Luciane Magalhães Cortept_BR
dc.contributor.authorSouza, Mayara Cassimira dept_BR
dc.contributor.authorZiede, Mariangela Kraemer Lenzpt_BR
dc.contributor.authorPires, Fabiana Schneiderpt_BR
dc.contributor.authorKnauth, Daniela Rivapt_BR
dc.contributor.authorRaizer, Leandropt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Luciana Barcellospt_BR
dc.date.accessioned2024-12-05T06:50:50Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282021pt_BR
dc.description.abstractEste artigo contextualiza a criação de um curso de extensão de tutoria na modalidade educação a distância (EaD), como suporte ao exercício da tutoria para um Programa Nacional de formação técnica na área da saúde -o Programa Saúde com Agente (PSA), e apresenta a avaliação de atividades e materiais do curso, com ênfase na construção da identidade do tutor no PSA. A metodologia adotada foi uma pesquisa quantitativa descritiva, complementada por questões abertas, aplicada a 4.223 participantes do curso, incluindo tutores e supervisores de tutoria. Os resultados indicaram que o curso contribuiu significativamente para a construção da identidade dos tutores, evidenciada pela alta taxa de concordância em relação à utilidade dos materiais didáticos e atividades propostas. Conclui-se que o curso de extensão cumpriu seu papel de capacitar os tutores e supervisores, promovendo melhores práticas de ensino e aprendizagem na modalidade EaD, o que pode reduzir a evasão e melhorar a eficácia dos cursos técnicos do PSA.pt_BR
dc.description.abstractThis article contextualizes the creation of a distance tutoring extension course, as support for the tutoring exercise for a National Technical Training Program in the health area -the Health with Agent Program (HAP), and presents the evaluation of activities and course materials, with an emphasis on constructing the tutors’ identity in the HAP. The methodology adopted was descriptive quantitative research, complemented by open questions, applied to 4,223 course participants, including tutors and tutoring supervisors. The results indicated that the course contributed significantly to the construction of the tutors' identity, evidenced by the high rate of agreement regarding the usefulness of the teaching materials and proposed activities. It is concluded that the extension course fulfilled its role of training tutors and supervisors, promoting better teaching and learning practices in the distance learning modality, which can reduce dropout rates and improve the effectiveness of HAP certificate programs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, RS. Vol. 22, n. 2 (2024), p. 1-11pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHealth Program with Agenten
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectIdentityen
dc.subjectTutoren
dc.titleFormação em tutoria no Programa Saúde com Agente : avaliação das atividades na construção da identidade de tutorespt_BR
dc.title.alternativeTutoring training in the Health with Agent Program: evaluation of activities in constructing the identity of tutors en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001211952pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples