Formação em tutoria no Programa Saúde com Agente : avaliação das atividades na construção da identidade de tutores
dc.contributor.author | Real, Luciane Magalhães Corte | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Mayara Cassimira de | pt_BR |
dc.contributor.author | Ziede, Mariangela Kraemer Lenz | pt_BR |
dc.contributor.author | Pires, Fabiana Schneider | pt_BR |
dc.contributor.author | Knauth, Daniela Riva | pt_BR |
dc.contributor.author | Raizer, Leandro | pt_BR |
dc.contributor.author | Teixeira, Luciana Barcellos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T06:50:50Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282021 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo contextualiza a criação de um curso de extensão de tutoria na modalidade educação a distância (EaD), como suporte ao exercício da tutoria para um Programa Nacional de formação técnica na área da saúde -o Programa Saúde com Agente (PSA), e apresenta a avaliação de atividades e materiais do curso, com ênfase na construção da identidade do tutor no PSA. A metodologia adotada foi uma pesquisa quantitativa descritiva, complementada por questões abertas, aplicada a 4.223 participantes do curso, incluindo tutores e supervisores de tutoria. Os resultados indicaram que o curso contribuiu significativamente para a construção da identidade dos tutores, evidenciada pela alta taxa de concordância em relação à utilidade dos materiais didáticos e atividades propostas. Conclui-se que o curso de extensão cumpriu seu papel de capacitar os tutores e supervisores, promovendo melhores práticas de ensino e aprendizagem na modalidade EaD, o que pode reduzir a evasão e melhorar a eficácia dos cursos técnicos do PSA. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article contextualizes the creation of a distance tutoring extension course, as support for the tutoring exercise for a National Technical Training Program in the health area -the Health with Agent Program (HAP), and presents the evaluation of activities and course materials, with an emphasis on constructing the tutors’ identity in the HAP. The methodology adopted was descriptive quantitative research, complemented by open questions, applied to 4,223 course participants, including tutors and tutoring supervisors. The results indicated that the course contributed significantly to the construction of the tutors' identity, evidenced by the high rate of agreement regarding the usefulness of the teaching materials and proposed activities. It is concluded that the extension course fulfilled its role of training tutors and supervisors, promoting better teaching and learning practices in the distance learning modality, which can reduce dropout rates and improve the effectiveness of HAP certificate programs. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, RS. Vol. 22, n. 2 (2024), p. 1-11 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Health Program with Agent | en |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Distance education | en |
dc.subject | Identity | en |
dc.subject | Tutor | en |
dc.title | Formação em tutoria no Programa Saúde com Agente : avaliação das atividades na construção da identidade de tutores | pt_BR |
dc.title.alternative | Tutoring training in the Health with Agent Program: evaluation of activities in constructing the identity of tutors | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001211952 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40724)Ciências Humanas (7082)