Currículo e avaliação na América Latina : neoliberalismo, padronização educacional e interferência externa
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Data
2024Tipo
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Curriculum and assessment in Latin America : neoliberalism,educational standardization, and external interference
Currículo y evaluación en América Latina : neoliberalismo,estandarización educativa e injerencia externa
Assunto
Resumo
Este artigo analisa o currículo escolar na América Latina, com as especificida-des do Brasil, do Chile e da Bolívia. Realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, que evidencia leis e relatórios da análise curricular do Estudo Regional Comparativo e Explicativo, bem como outros documentos que ver-sam sobre o currículo. A investigação aponta a força do neoliberalismo no contexto latino-americano, estimulando uma organização que padroniza o currículo educacional, visando favorecer as avalia ...
Este artigo analisa o currículo escolar na América Latina, com as especificida-des do Brasil, do Chile e da Bolívia. Realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, que evidencia leis e relatórios da análise curricular do Estudo Regional Comparativo e Explicativo, bem como outros documentos que ver-sam sobre o currículo. A investigação aponta a força do neoliberalismo no contexto latino-americano, estimulando uma organização que padroniza o currículo educacional, visando favorecer as avaliações em larga escala e, por conseguinte, caminha na contramão da preservação e do respeito à diversi-dade e à pluralidade social e cultural. O estudo identifica a Unesco como uma agência internacional indutora das reformas educacionais e curriculares, atre-ladas à participação das escolas nas avaliações internacionais e na criação de instrumentos próprios de avaliação como forma de monitorar a qualidade da educação nos países latino-americanos. Os resultados revelam movimentos que assumem um contraponto ao neoliberalismo e destaca vozes dissonantes à lógica do capital na educação. ...
Abstract
This article analyzes the school curriculum in Latin America, with specificities to Brazil, Chile and Bolivia. We carried out a bibliographical and documentary research, which highlights laws and reports from the curricular analysis reports of the Regional Comparative and Explanatory Study, as well as other documents relating to the curriculum. The investigation points to the force of neoliberalism in the Latin American context, stimulating an organization that standardizes the educational curr ...
This article analyzes the school curriculum in Latin America, with specificities to Brazil, Chile and Bolivia. We carried out a bibliographical and documentary research, which highlights laws and reports from the curricular analysis reports of the Regional Comparative and Explanatory Study, as well as other documents relating to the curriculum. The investigation points to the force of neoliberalism in the Latin American context, stimulating an organization that standardizes the educational curriculum, aiming to favor large-scale evaluations and, therefore, goes against the preservation and respect for diversity and social and cultural plurality. The study identifies Unesco as an international agency that promotes educational and curricular reforms, linked to participation of schools in inter-national evaluations and the creation of own evaluation instruments as a way of monitoring the quality of education in Latin American countries. The results reveal movements that provide a counterpoint to neoliberalism and highlight voices that disagree with the logic of capital in the field of education. ...
Resumen
Este artículo analiza el currículo escolar en América Latina, con las especifici-dades de Brasil, Chile y Bolivia. Se realizó una investigación bibliográfica y documental, que evidencia leyes e informes del análisis curricular del Estudio Regional Comparativo y Explicativo, así como otros documentos relacionados con el currículo. La investigación señala la fuerza del neoliberalismo en el contexto latinoamericano, estimulando una organización que estandariza el currículo educativo para favorecer ...
Este artículo analiza el currículo escolar en América Latina, con las especifici-dades de Brasil, Chile y Bolivia. Se realizó una investigación bibliográfica y documental, que evidencia leyes e informes del análisis curricular del Estudio Regional Comparativo y Explicativo, así como otros documentos relacionados con el currículo. La investigación señala la fuerza del neoliberalismo en el contexto latinoamericano, estimulando una organización que estandariza el currículo educativo para favorecer las evaluaciones a gran escala y, en conse-cuencia, va a contracorriente de la preservación y el respeto a la diversidad y la pluralidad social y cultural. El estudio identifica a la Unesco como una agen-cia internacional inductora de reformas educativas y curriculares, vinculadas a la participación de las escuelas en evaluaciones internacionales y a la crea-ción de sus propios instrumentos de evaluación como forma de monitorear la calidad de la educación en los países latinoamericanos. Los resultados revelan movimientos que asumen un contrapunto al neoliberalismo y ponen de relieve voces disonantes de la lógica del capital en la educación ...
Contido em
Educação em questão. Natal. Vol. 62, n. 73 (jul./set. 2024), p. 1-23
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