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dc.contributor.authorPasini, Juliana Fatima Serragliopt_BR
dc.contributor.authorFranzi, Julianapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-05T06:50:41Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn0102-7735pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282015pt_BR
dc.description.abstractEste artigo analisa o currículo escolar na América Latina, com as especificida-des do Brasil, do Chile e da Bolívia. Realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, que evidencia leis e relatórios da análise curricular do Estudo Regional Comparativo e Explicativo, bem como outros documentos que ver-sam sobre o currículo. A investigação aponta a força do neoliberalismo no contexto latino-americano, estimulando uma organização que padroniza o currículo educacional, visando favorecer as avaliações em larga escala e, por conseguinte, caminha na contramão da preservação e do respeito à diversi-dade e à pluralidade social e cultural. O estudo identifica a Unesco como uma agência internacional indutora das reformas educacionais e curriculares, atre-ladas à participação das escolas nas avaliações internacionais e na criação de instrumentos próprios de avaliação como forma de monitorar a qualidade da educação nos países latino-americanos. Os resultados revelam movimentos que assumem um contraponto ao neoliberalismo e destaca vozes dissonantes à lógica do capital na educação.pt_BR
dc.description.abstractThis article analyzes the school curriculum in Latin America, with specificities to Brazil, Chile and Bolivia. We carried out a bibliographical and documentary research, which highlights laws and reports from the curricular analysis reports of the Regional Comparative and Explanatory Study, as well as other documents relating to the curriculum. The investigation points to the force of neoliberalism in the Latin American context, stimulating an organization that standardizes the educational curriculum, aiming to favor large-scale evaluations and, therefore, goes against the preservation and respect for diversity and social and cultural plurality. The study identifies Unesco as an international agency that promotes educational and curricular reforms, linked to participation of schools in inter-national evaluations and the creation of own evaluation instruments as a way of monitoring the quality of education in Latin American countries. The results reveal movements that provide a counterpoint to neoliberalism and highlight voices that disagree with the logic of capital in the field of education.en
dc.description.abstractEste artículo analiza el currículo escolar en América Latina, con las especifici-dades de Brasil, Chile y Bolivia. Se realizó una investigación bibliográfica y documental, que evidencia leyes e informes del análisis curricular del Estudio Regional Comparativo y Explicativo, así como otros documentos relacionados con el currículo. La investigación señala la fuerza del neoliberalismo en el contexto latinoamericano, estimulando una organización que estandariza el currículo educativo para favorecer las evaluaciones a gran escala y, en conse-cuencia, va a contracorriente de la preservación y el respeto a la diversidad y la pluralidad social y cultural. El estudio identifica a la Unesco como una agen-cia internacional inductora de reformas educativas y curriculares, vinculadas a la participación de las escuelas en evaluaciones internacionales y a la crea-ción de sus propios instrumentos de evaluación como forma de monitorear la calidad de la educación en los países latinoamericanos. Los resultados revelan movimientos que asumen un contrapunto al neoliberalismo y ponen de relieve voces disonantes de la lógica del capital en la educaciónes
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação em questão. Natal. Vol. 62, n. 73 (jul./set. 2024), p. 1-23pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectLatin Americaen
dc.subjectNeoliberalismen
dc.subjectEducaciónes
dc.subjectPlan de estudioses
dc.subjectAmérica Latinaes
dc.subjectNeoliberalismoes
dc.titleCurrículo e avaliação na América Latina : neoliberalismo, padronização educacional e interferência externapt_BR
dc.title.alternativeCurriculum and assessment in Latin America : neoliberalism,educational standardization, and external interferenceen
dc.title.alternativeCurrículo y evaluación en América Latina : neoliberalismo,estandarización educativa e injerencia externaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001212439pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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