Perfil de competências para fomentar a atitude empreendedora nos estudantes de graduação em Design
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Outro título
Competency profile to foster entrepreneurial attitude in undergraduate Design students
Assunto
Resumo
A atitude empreendedora refere-se ao comportamento proativo para agir de modo confiante, independente e inovador na vida pessoal e profissional, para poder transformar ideias e produtos em negócios e inovar, seja como empreendedor ou intraempreendedor. As competências atitudinais são essenciais para desenvolver a atitude empreendedora por trabalharem o lado intrapessoal, emocional e comportamental. A formação em Design normalmente enfatiza as competências técnicas da profissão limitando as comp ...
A atitude empreendedora refere-se ao comportamento proativo para agir de modo confiante, independente e inovador na vida pessoal e profissional, para poder transformar ideias e produtos em negócios e inovar, seja como empreendedor ou intraempreendedor. As competências atitudinais são essenciais para desenvolver a atitude empreendedora por trabalharem o lado intrapessoal, emocional e comportamental. A formação em Design normalmente enfatiza as competências técnicas da profissão limitando as competências atitudinais. Esta tese teve por objetivo geral elaborar um perfil de competências atitudinais para fomentar a atitude empreendedora nos estudantes de graduação em Design. Para tal, os objetivos específicos foram: a) explorar as competências atitudinais do designer; b) explorar as competências atitudinais do empreendedor; c) elaborar um perfil de competências atitudinais do designer para este ter atitude empreendedora e ser um designerempreendedor (perfil CADE); d) elaborar, aplicar e avaliar um objeto de aprendizagem como piloto para fomentar competências da atitude empreendedora em estudantes de graduação em Design. A primeira parte do estudo contemplou os objetivos (a), (b) e (c), e foi qualitativa e exploratória, utilizando análise de conteúdo segundo os pressupostos de Bardin. Para isso, investigaram-se livros e artigos científicos da área do Design e do Empreendedorismo, separando as competências atitudinais daquelas que representavam conhecimentos e habilidades. As competências atitudinais encontradas nos documentos de Design foram integradas àquelas dos de Empreendedorismo, e procedeu-se à codificação, categorização e composição de inferências com base na fundamentação teórica. Como resultados, foi obtido um perfil de 68 competências, sendo identificadas as comuns e as distintas entre os dois profissionais. O perfil foi simplificado para 21 subcategorias através de consenso entre três avaliadores que fizeram o agrupamento semântico de forma independente. A segunda parte do estudo contemplou o objetivo (d), e foi prático-aplicativa, com a elaboração de um objeto de aprendizagem e sua aplicação em uma oficina a estudantes de graduação em Design, a fim de verificar se era possível e fazia sentido, para os estudantes, desenvolverem competências voltadas para a atitude empreendedora. Para o objeto, foram selecionadas cinco competências do perfil CADE essenciais para atitude empreendedora, e trabalhadas por meio de sete módulos baseados em ferramentas do coaching e design thinking. O objeto foi aplicado e, ao final da oficina, foram coletados os feedbacks dos estudantes com perguntas disparadoras e analisados por análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a atitude empreendedora pode ser fomentada por meio de um objeto que trabalhasse competências intrapessoais, como autoconhecimento, autoconfiança, autoestima, mente aberta e motivação interna. Este trabalho concluiu que existe um perfil convergente de competências para ser desenvolvido na formação do designer para aprimorar sua atitude empreendedora, incorporando um pensar e agir empreendedor ao pensamento projetual do designer; e que a aplicação de recursos pedagógicos, como um objeto de aprendizagem, pode auxiliar os estudantes de Design a desenvolverem competências intrapessoais necessárias para despertar a atitude empreendedora, oportunizando que se tornem profissionais mais competitivos no mercado de trabalho. ...
Abstract
An entrepreneurial attitude refers to proactive behavior that enables individuals to act confidently, autonomously, in a planned, and creative manner in their personal and professional lives, allowing them to transform ideas and products into businesses and innovate, whether as an entrepreneur or intrapreneur. Attitudinal competencies are essential for developing an entrepreneurial attitude as they address intrapersonal, emotional, and behavioral aspects. Education in Design typically emphasize ...
An entrepreneurial attitude refers to proactive behavior that enables individuals to act confidently, autonomously, in a planned, and creative manner in their personal and professional lives, allowing them to transform ideas and products into businesses and innovate, whether as an entrepreneur or intrapreneur. Attitudinal competencies are essential for developing an entrepreneurial attitude as they address intrapersonal, emotional, and behavioral aspects. Education in Design typically emphasizes the technical competencies of the profession while limiting the development of attitudinal competencies. This thesis aimed to develop a profile of attitudinal competencies to foster an entrepreneurial attitude in undergraduate Design students. The specific objectives were: a) to explore the attitudinal competencies of designers; b) to explore the attitudinal competencies of entrepreneurs; c) to create a profile of attitudinal competencies for designers to develop an entrepreneurial attitude and become designer-entrepreneurs (CADE profile); d) to develop, implement, and evaluate a pilot learning object to foster entrepreneurial attitude competencies in undergraduate Design students. The first part of the study addressed objectives (a), (b), and (c) and was qualitative and exploratory, using content analysis based on Bardin's principles. Books and scientific articles in the fields of Design and Entrepreneurship were examined, separating attitudinal competencies from those representing knowledge and skills. The attitudinal competencies found in Design documents were integrated with those in Entrepreneurship, followed by coding, categorization, and inference composition based on the theoretical foundation. As a result, a profile of 68 competencies was obtained, identifying common and distinct ones between the two professions. The profile was simplified to 21 subcategories through consensus among three evaluators who independently performed the semantic grouping. The second part of the study addressed objective (d) and was practical-applied, involving the development of a learning object and its application in a workshop for undergraduate Design students to verify the feasibility and relevance of developing competencies aimed at an entrepreneurial attitude. For the learning object, five essential competencies from the CADE profile were selected and worked on through seven modules based on coaching and design thinking tools. The object was implemented, and at the end of the workshop, student feedback was collected through prompt questions and analyzed using content analysis. The results showed that an entrepreneurial attitude could be fostered through a learning object that addressed intrapersonal competencies such as self-knowledge, self-confidence, self-esteem, open-mindedness, and internal motivation. This work concluded that there is a convergent profile of competencies to be developed in the education of designers to enhance their entrepreneurial attitude, incorporating entrepreneurial thinking and action into the designer's project thinking. Furthermore, the application of pedagogical resources, such as a learning object, can help Design students develop the necessary intrapersonal competencies for awakening an entrepreneurial attitude, enabling them to become more competitive professionals in the job market. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6097)Design (391)
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