“We are here and we are queer” : a diversidade na representação da comunidade LGBTQIAPN+ no seriado “Queer as Folk” em duas décadas do século XXI
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A forma a qual a comunidade LGBTQIAPN+ é representada na mídia televisiva tem um papel crucial na construção de narrativas e percepções sociais sobre a diversidade em nossa sociedade. Este trabalho examina a evolução dessa representatividade através da análise comparativa das gerações 2000 e 2022 do seriado americano “Queer as Folk”. A ficção seriado-televisiva em questão possui grande relevância para a cultura da comunidade LGBTQIAPN+ por ser uma das primeiras séries a representar a vida cotid ...
A forma a qual a comunidade LGBTQIAPN+ é representada na mídia televisiva tem um papel crucial na construção de narrativas e percepções sociais sobre a diversidade em nossa sociedade. Este trabalho examina a evolução dessa representatividade através da análise comparativa das gerações 2000 e 2022 do seriado americano “Queer as Folk”. A ficção seriado-televisiva em questão possui grande relevância para a cultura da comunidade LGBTQIAPN+ por ser uma das primeiras séries a representar a vida cotidiana desses corpos abertamente. Dessa forma, o estudo busca compreender como as mudanças sociais e culturais impactaram a forma que a comunidade queer é retratada na televisão ao longo de duas décadas. A partir de um olhar sobre as teorias de gênero e sexualidade é possível compreender o histórico do tensionamento do padrão cis-heteronormativo e, ao apoiar-se no entendimento das injustiças epistêmicas e as representações sociais, a investigação desenvolve um parecer quanto à marginalização de minorias em aspectos sociais. Fundamentada na Análise de Conteúdo dos episódios pilotos, a pesquisa identifica os padrões e distinções dos corpos, espaços, relacionamentos e violências vividos pela comunidade LGBTQIAPN, contribuindo para discussões sobre a importância da representatividade não-esterotípica na midia e seu impacto na construção de uma sociedade mais inclusiva. ...
Abstract
The way in which the LGBTQIA+ community is represented in television media plays a crucial role in the construction of narratives and social perceptions about diversity in our society. This work examines the evolution of this representation through a comparative analysis of the 2000 and 2022 generations of the American series “Queer as Folk”. The show has great relevance to the culture of the queer community for it being one of the first series to openly represent the daily lives of these bodie ...
The way in which the LGBTQIA+ community is represented in television media plays a crucial role in the construction of narratives and social perceptions about diversity in our society. This work examines the evolution of this representation through a comparative analysis of the 2000 and 2022 generations of the American series “Queer as Folk”. The show has great relevance to the culture of the queer community for it being one of the first series to openly represent the daily lives of these bodies. Thus, the study seeks to understand how social and cultural changes have impacted the way this community is portrayed on television over the course of two decades. From a perspective of gender and sexuality theories, it is possible to understand the history of the tensioning of the cis-heteronormative standard and, by supporting itself in the understanding of epistemic injustices and social representations, the investigation develops an opinion on the marginalization of minorities in social aspects. Based on the Content Analysis of the pilot episodes, the research identifies the patterns and distinctions of bodies, spaces, relationships and violence experienced by the LGBTQIAPN community, contributing to discussions about the importance of non-stereotypical representation in the media and its impact on building a more inclusive society. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1879)
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