Desenvolvimento de competências sob a perspectiva dos graduando em Administração da UFRGS
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente estudo constitui a reiteração de duas investigações anteriores que visaram compreender e analisar a percepção dos estudantes quanto às competências adquiridas durante o curso de graduação em Administração. O primeiro desses estudos foi conduzido na Universidade Mackenzie em 2009, seguido por um segundo realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2011. O objetivo central desta pesquisa é identificar e examinar a percepção dos estudantes em relação às competências ...
O presente estudo constitui a reiteração de duas investigações anteriores que visaram compreender e analisar a percepção dos estudantes quanto às competências adquiridas durante o curso de graduação em Administração. O primeiro desses estudos foi conduzido na Universidade Mackenzie em 2009, seguido por um segundo realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2011. O objetivo central desta pesquisa é identificar e examinar a percepção dos estudantes em relação às competências desenvolvidas ao longo do curso de Administração na UFRGS. Os resultados foram submetidos à análise à luz do modelo proposto por Godoy e Antonello (2009), fundamentado no modelo de Cheetham e Chivers (2005), e foram comparados com os resultados obtidos por Riccardi (2011). O instrumento de coleta de dados, disponibilizado por meio de um link online e distribuído via e-mail e por professores, foi respondido por 112 participantes, representando um retorno de 45% dos questionários enviados. Na Universidade Mackenzie, onde a pesquisa foi conduzida, o questionário passou por um pré-teste envolvendo seis participantes, seguido por entrevistas para avaliar a clareza e abrangência dos itens em relação às competências e habilidades do curso de Administração. A pesquisa contribuiu para corroborar a percepção dos discentes de que a grande maioria das competências delineadas pela UFRGS e pelas diretrizes curriculares nacionais está sendo desenvolvida; no entanto, os resultados também revelam que, mesmo após doze anos, ainda persiste uma lacuna, principalmente em relação às competências técnicoprofissionais. O trabalho suscita questionamentos que podem ser valiosos para o corpo docente e demais responsáveis, no intuito de reavaliar métodos de ensino, currículo e conteúdo programático. ...
Abstract
O presente estudo constitui a reiteração de duas investigações anteriores que visaram compreender e analisar a percepção dos estudantes quanto às competências adquiridas durante o curso de graduação em Administração. O primeiro desses estudos foi conduzido na Universidade Mackenzie em 2009, seguido por um segundo realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2011. O objetivo central desta pesquisa é identificar e examinar a percepção dos estudantes em relação às competências ...
O presente estudo constitui a reiteração de duas investigações anteriores que visaram compreender e analisar a percepção dos estudantes quanto às competências adquiridas durante o curso de graduação em Administração. O primeiro desses estudos foi conduzido na Universidade Mackenzie em 2009, seguido por um segundo realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2011. O objetivo central desta pesquisa é identificar e examinar a percepção dos estudantes em relação às competências desenvolvidas ao longo do curso de Administração na UFRGS. Os resultados foram submetidos à análise à luz do modelo proposto por Godoy e Antonello (2009), fundamentado no modelo de Cheetham e Chivers (2005), e foram comparados com os resultados obtidos por Riccardi (2011). O instrumento de coleta de dados, disponibilizado por meio de um link online e distribuído via e-mail e por professores, foi respondido por 112 participantes, representando um retorno de 45% dos questionários enviados. Na Universidade Mackenzie, onde a pesquisa foi conduzida, o questionário passou por um pré-teste envolvendo seis participantes, seguido por entrevistas para avaliar a clareza e abrangência dos itens em relação às competências e habilidades do curso de Administração. A pesquisa contribuiu para corroborar a percepção dos discentes de que a grande maioria das competências delineadas pela UFRGS e pelas diretrizes curriculares nacionais está sendo desenvolvida; no entanto, os resultados também revelam que, mesmo após doze anos, ainda persiste uma lacuna, principalmente em relação às competências técnicoprofissionais. O trabalho suscita questionamentos que podem ser valiosos para o corpo docente e demais responsáveis, no intuito de reavaliar métodos de ensino, currículo e conteúdo programático. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3221)
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