Desenvolvimento de competências sob a perspectiva dos graduando em Administração da UFRGS
dc.contributor.advisor | Antonello, Cláudia Simone | pt_BR |
dc.contributor.author | Tomas, Victor Dutra de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T06:51:50Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/281907 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo constitui a reiteração de duas investigações anteriores que visaram compreender e analisar a percepção dos estudantes quanto às competências adquiridas durante o curso de graduação em Administração. O primeiro desses estudos foi conduzido na Universidade Mackenzie em 2009, seguido por um segundo realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2011. O objetivo central desta pesquisa é identificar e examinar a percepção dos estudantes em relação às competências desenvolvidas ao longo do curso de Administração na UFRGS. Os resultados foram submetidos à análise à luz do modelo proposto por Godoy e Antonello (2009), fundamentado no modelo de Cheetham e Chivers (2005), e foram comparados com os resultados obtidos por Riccardi (2011). O instrumento de coleta de dados, disponibilizado por meio de um link online e distribuído via e-mail e por professores, foi respondido por 112 participantes, representando um retorno de 45% dos questionários enviados. Na Universidade Mackenzie, onde a pesquisa foi conduzida, o questionário passou por um pré-teste envolvendo seis participantes, seguido por entrevistas para avaliar a clareza e abrangência dos itens em relação às competências e habilidades do curso de Administração. A pesquisa contribuiu para corroborar a percepção dos discentes de que a grande maioria das competências delineadas pela UFRGS e pelas diretrizes curriculares nacionais está sendo desenvolvida; no entanto, os resultados também revelam que, mesmo após doze anos, ainda persiste uma lacuna, principalmente em relação às competências técnicoprofissionais. O trabalho suscita questionamentos que podem ser valiosos para o corpo docente e demais responsáveis, no intuito de reavaliar métodos de ensino, currículo e conteúdo programático. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo constitui a reiteração de duas investigações anteriores que visaram compreender e analisar a percepção dos estudantes quanto às competências adquiridas durante o curso de graduação em Administração. O primeiro desses estudos foi conduzido na Universidade Mackenzie em 2009, seguido por um segundo realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2011. O objetivo central desta pesquisa é identificar e examinar a percepção dos estudantes em relação às competências desenvolvidas ao longo do curso de Administração na UFRGS. Os resultados foram submetidos à análise à luz do modelo proposto por Godoy e Antonello (2009), fundamentado no modelo de Cheetham e Chivers (2005), e foram comparados com os resultados obtidos por Riccardi (2011). O instrumento de coleta de dados, disponibilizado por meio de um link online e distribuído via e-mail e por professores, foi respondido por 112 participantes, representando um retorno de 45% dos questionários enviados. Na Universidade Mackenzie, onde a pesquisa foi conduzida, o questionário passou por um pré-teste envolvendo seis participantes, seguido por entrevistas para avaliar a clareza e abrangência dos itens em relação às competências e habilidades do curso de Administração. A pesquisa contribuiu para corroborar a percepção dos discentes de que a grande maioria das competências delineadas pela UFRGS e pelas diretrizes curriculares nacionais está sendo desenvolvida; no entanto, os resultados também revelam que, mesmo após doze anos, ainda persiste uma lacuna, principalmente em relação às competências técnicoprofissionais. O trabalho suscita questionamentos que podem ser valiosos para o corpo docente e demais responsáveis, no intuito de reavaliar métodos de ensino, currículo e conteúdo programático. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Competências | pt_BR |
dc.subject | Administration teaching | en |
dc.subject | Desenvolvimento de competências | pt_BR |
dc.subject | Skills | en |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Skills assessment | en |
dc.subject | Curso de administração | pt_BR |
dc.subject | Graduation | en |
dc.title | Desenvolvimento de competências sob a perspectiva dos graduando em Administração da UFRGS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001217041 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023/2 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Administração | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Administração (3221)