Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.contributor.authorTomas, Victor Dutra de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-03T06:51:50Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281907pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo constitui a reiteração de duas investigações anteriores que visaram compreender e analisar a percepção dos estudantes quanto às competências adquiridas durante o curso de graduação em Administração. O primeiro desses estudos foi conduzido na Universidade Mackenzie em 2009, seguido por um segundo realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2011. O objetivo central desta pesquisa é identificar e examinar a percepção dos estudantes em relação às competências desenvolvidas ao longo do curso de Administração na UFRGS. Os resultados foram submetidos à análise à luz do modelo proposto por Godoy e Antonello (2009), fundamentado no modelo de Cheetham e Chivers (2005), e foram comparados com os resultados obtidos por Riccardi (2011). O instrumento de coleta de dados, disponibilizado por meio de um link online e distribuído via e-mail e por professores, foi respondido por 112 participantes, representando um retorno de 45% dos questionários enviados. Na Universidade Mackenzie, onde a pesquisa foi conduzida, o questionário passou por um pré-teste envolvendo seis participantes, seguido por entrevistas para avaliar a clareza e abrangência dos itens em relação às competências e habilidades do curso de Administração. A pesquisa contribuiu para corroborar a percepção dos discentes de que a grande maioria das competências delineadas pela UFRGS e pelas diretrizes curriculares nacionais está sendo desenvolvida; no entanto, os resultados também revelam que, mesmo após doze anos, ainda persiste uma lacuna, principalmente em relação às competências técnicoprofissionais. O trabalho suscita questionamentos que podem ser valiosos para o corpo docente e demais responsáveis, no intuito de reavaliar métodos de ensino, currículo e conteúdo programático.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo constitui a reiteração de duas investigações anteriores que visaram compreender e analisar a percepção dos estudantes quanto às competências adquiridas durante o curso de graduação em Administração. O primeiro desses estudos foi conduzido na Universidade Mackenzie em 2009, seguido por um segundo realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2011. O objetivo central desta pesquisa é identificar e examinar a percepção dos estudantes em relação às competências desenvolvidas ao longo do curso de Administração na UFRGS. Os resultados foram submetidos à análise à luz do modelo proposto por Godoy e Antonello (2009), fundamentado no modelo de Cheetham e Chivers (2005), e foram comparados com os resultados obtidos por Riccardi (2011). O instrumento de coleta de dados, disponibilizado por meio de um link online e distribuído via e-mail e por professores, foi respondido por 112 participantes, representando um retorno de 45% dos questionários enviados. Na Universidade Mackenzie, onde a pesquisa foi conduzida, o questionário passou por um pré-teste envolvendo seis participantes, seguido por entrevistas para avaliar a clareza e abrangência dos itens em relação às competências e habilidades do curso de Administração. A pesquisa contribuiu para corroborar a percepção dos discentes de que a grande maioria das competências delineadas pela UFRGS e pelas diretrizes curriculares nacionais está sendo desenvolvida; no entanto, os resultados também revelam que, mesmo após doze anos, ainda persiste uma lacuna, principalmente em relação às competências técnicoprofissionais. O trabalho suscita questionamentos que podem ser valiosos para o corpo docente e demais responsáveis, no intuito de reavaliar métodos de ensino, currículo e conteúdo programático.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectAdministration teachingen
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt_BR
dc.subjectSkillsen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectSkills assessmenten
dc.subjectCurso de administraçãopt_BR
dc.subjectGraduationen
dc.titleDesenvolvimento de competências sob a perspectiva dos graduando em Administração da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001217041pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples