Podpah como uma potência comunicacional : da identidade à maturidade
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A presente monografia tem como tema principal uma reflexão sobre as estratégias de comunicação de novos produtos midiáticos. Como objetivo geral, busca-se verificar quais estratégias comunicacionais podem ter contribuído para o sucesso do canal Podpah. Para isto considera-se como objetivos específicos: identificar características da narrativa que contribuem para o sucesso do canal; discutir as características que auxiliam no processo de consolidação do canal na internet e elencar os principais ...
A presente monografia tem como tema principal uma reflexão sobre as estratégias de comunicação de novos produtos midiáticos. Como objetivo geral, busca-se verificar quais estratégias comunicacionais podem ter contribuído para o sucesso do canal Podpah. Para isto considera-se como objetivos específicos: identificar características da narrativa que contribuem para o sucesso do canal; discutir as características que auxiliam no processo de consolidação do canal na internet e elencar os principais temas mais abordados nos vídeos mais visualizados do podcast. Para fazer esse percurso, o estudo contou com capítulos teóricos que versam sobre comunicação no ambiente digital e a práxis de Relações Públicas, tendo como principais autores Dreyer (2017); Lasta (2015) e Corrêa (2005). Soma nessa discussão o olhar do produto midiático cunhado como podcast, formato comunicacional plural, apoiado em Herschmann e Kischinhevsky (2008), Murta (2015); Milanetto (2016), além de observar a ambiência do Youtube, plataforma de conteúdo onde os episódios do PodPah são veiculados e disponibilizados (Burgess e Green, 2009; Affonso e Mungioli, 2017; Branwyn 1997), trazendo também a reflexão sobre produção de conteúdo para produtos midiáticos de entretenimento. Além disso, foi discutido sobre o poder da influência (Tomaselli e Di Serio, 2007; Cobra e Brezzo, 2010), identificação e relacionamento com seus seguidores (Karhawi, 2016; Pariser, 2011; Antoun, 2008), além de acionar o conceito da estratégia de propagabilidade (Jenkins, Green e Ford, 2014). Em termos metodológicos,realiza-se a pesquisa empírica mediada por computador (Johnson, 2010), através da triangulação de técnicas, utilizando a observação encoberta e não participativa e análise de conteúdo (Bardin, 1977). A partir da análise realizada e base referencial teórica, foi possível concluir que o Podpah possui características de Interação, Identificação e Maturidade. Estas propriedades fizeram com que entendêssemos que o Podpah é um produto que se destacou por possuir um planejamento estratégico, sabendo assim utilizar de sua visibilidade para alcançar novos espaços. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1879)
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