A trajetória política de mulheres brasileiras : um olhar à luz da carreira interacionista
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente tese teve por objetivo compreender a trajetória política de mulheres brasileiras a partir de um olhar interacionista em carreira. Para tanto, foram entrevistadas sete mulheres que com suas histórias dizem como é ser mulher e política no Brasil. A produção de dados se deu por intermédio do Método Biográfico, com (i) entrevistas de trajetórias de vida, (ii) entrevistas com representantes de partidos políticos, e (iii) reflexões de cadernos de campo. Todo o material produzido resultou e ...
A presente tese teve por objetivo compreender a trajetória política de mulheres brasileiras a partir de um olhar interacionista em carreira. Para tanto, foram entrevistadas sete mulheres que com suas histórias dizem como é ser mulher e política no Brasil. A produção de dados se deu por intermédio do Método Biográfico, com (i) entrevistas de trajetórias de vida, (ii) entrevistas com representantes de partidos políticos, e (iii) reflexões de cadernos de campo. Todo o material produzido resultou em matéria passível de exploração, que foi analisada por meio de Análise de Conteúdo. Adotou-se como lente teórica a lógica da Carreira Interacionista (HUGHES, 1937), onde os principais conceitos relacionados se referem aos pares conceituais que seguem: carreira sobre as perspectivas objetiva e subjetiva; pontos de inflexão e seus elementos de influência; bem como os embates pelas noções de conflito e dilema (HUGHES, 1937, 1958, 2003). Para além destes, também serviu como amparo teórico o olhar macrossociológico de Pierre Bourdieu (BOURDIEU, 1983, 1989, 1997, 2002, 2011, 2013, 2014) como meio de compreender a relação entre indivíduos e instituições. Como principais resultados, observou-se que mulheres adentram o contexto político por reconhecimento profissional a partir da construção de suas carreiras, bem como influências familiares; mulheres necessitam de um ‘aval simbólico’ de suas famílias para entrada na política, e há, em certa medida, interesses generificados do saber no interior do espaço doméstico no que tange à política, onde crianças recebem diferentes incentivos de aprendizagem a depender de seu gênero. Já os dilemas encontrados se referem entre ocupar cargos eletivos e o se fazer presente no lar; e manter a saúde mental ou seguir seus projetos de vida. No que se refere aos conflitos, observou-se que a maturidade na carreira tem possíveis consequências, onde mesmo havendo certa satisfação pessoal pelo fato de ocuparem cargos eletivos em um contexto normativo, este último, por vezes, exigiu reflexões sobre continuidade em meio ao sofrimento causado. Por fim, foi proposto o conceito de "tensões de carreira" como meio de caracterizar o sentimento de pressão associado à impotência pessoal de alteração do cenário apresentado. ...
Abstract
This thesis aimed to understand the political trajectory of Brazilian women from an interactionist perspective on careers. To this end, seven women were interviewed and their stories told what it is like to be a woman and a politician in Brazil. Data production was carried out using the Biographical Method, with (i) interviews about life trajectories, (ii) interviews with representatives of political parties, and (iii) reflections from field notebooks. All the material produced resulted in mate ...
This thesis aimed to understand the political trajectory of Brazilian women from an interactionist perspective on careers. To this end, seven women were interviewed and their stories told what it is like to be a woman and a politician in Brazil. Data production was carried out using the Biographical Method, with (i) interviews about life trajectories, (ii) interviews with representatives of political parties, and (iii) reflections from field notebooks. All the material produced resulted in material that could be explored, which was analyzed using Content Analysis. The theoretical lens adopted was the logic of the Interactionist Career (HUGHES, 1937), where the main related concepts refer to the following conceptual pairs: career from the objective and subjective perspectives; inflection points and their elements of influence; as well as the clashes over the notions of conflict and dilemma (HUGHES, 1937, 1958, 2003). In addition to these, Pierre Bourdieu's macrosociological perspective (BOURDIEU, 1983, 1989, 1997, 2002, 2011, 2013, 2014) also served as theoretical support as a means of understanding the relationship between individuals and institutions. The main results were that women enter the political context for professional recognition, based on the construction of their careers, as well as family influences; they need a 'symbolic endorsement' from their families to enter politics; and there are, to a certain extent, gendered interests in knowledge within the domestic space with regard to politics, where children receive different learning incentives depending on their gender. The dilemmas encountered refer to holding elected positions and being present at home; and maintaining mental health or pursuing their life projects. Regarding conflicts, it was observed that career maturity and its possible consequences, where even though there was a certain personal satisfaction due to the fact of occupying elected positions in a normative context, the latter sometimes required reflections on continuity amid the suffering caused. Finally, the concept of "career tensions" was proposed as a means of characterizing the feeling of pressure associated with the personal impotence to change the scenario presented. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6097)Administração (1959)
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