Universidade pública e pandemia : impacto do racismo estrutural nas condições de acesso e permanência
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Data
2021Tipo
Resumo
O trabalho ora apresentado objetiva refletir sobre o acesso e permanência das(os) estudantes no ensino superior em tempos de pandemia global do novo Coronavírus (covid-19). Verificamos que o contexto de crise econômica, social, ambiental, política e sanitária impacta diretamente em restrições e violações no campo dos direitos e de políticas sociais, a exemplo da educação. Esse processo incide de forma abrupta e violenta no cotidiano das relações sociais, marcadas pelo racismo estrutural, patria ...
O trabalho ora apresentado objetiva refletir sobre o acesso e permanência das(os) estudantes no ensino superior em tempos de pandemia global do novo Coronavírus (covid-19). Verificamos que o contexto de crise econômica, social, ambiental, política e sanitária impacta diretamente em restrições e violações no campo dos direitos e de políticas sociais, a exemplo da educação. Esse processo incide de forma abrupta e violenta no cotidiano das relações sociais, marcadas pelo racismo estrutural, patriarcado, sexismo, xenofobia, LGBTfobia, entre outros, ampliando ainda mais o recrudescimento das desigualdades sociais, especialmente no que tange à realidade das(os) estudantes negras(os), indígenas e de comunidades periféricas. Somado a isso, constatamos que os pactos da branquitude como sistema de privilégios naturaliza a restrição desses segmentos ao conjunto de direitos e de políticas sociais, contribuindo para ampliar ainda mais as desigualdades. Em meio a essa realidade, problematizamos algumas estratégias coletivas de organização e mobilização que levem ao compromisso da comunidade acadêmica, no sentido da incidência à garantia do direito à educação pública e de qualidade. ...
Contido em
QUADRADO, Jaqueline Carvalho (Org). Políticas públicas, interseccionalidades e diversidades. São Borja: Unipampa, 2021. [18 p.]
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