Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFerrugem, Danielapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Loiva Mara de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Lucianapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-16T06:52:32Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281264pt_BR
dc.description.abstractO trabalho ora apresentado objetiva refletir sobre o acesso e permanência das(os) estudantes no ensino superior em tempos de pandemia global do novo Coronavírus (covid-19). Verificamos que o contexto de crise econômica, social, ambiental, política e sanitária impacta diretamente em restrições e violações no campo dos direitos e de políticas sociais, a exemplo da educação. Esse processo incide de forma abrupta e violenta no cotidiano das relações sociais, marcadas pelo racismo estrutural, patriarcado, sexismo, xenofobia, LGBTfobia, entre outros, ampliando ainda mais o recrudescimento das desigualdades sociais, especialmente no que tange à realidade das(os) estudantes negras(os), indígenas e de comunidades periféricas. Somado a isso, constatamos que os pactos da branquitude como sistema de privilégios naturaliza a restrição desses segmentos ao conjunto de direitos e de políticas sociais, contribuindo para ampliar ainda mais as desigualdades. Em meio a essa realidade, problematizamos algumas estratégias coletivas de organização e mobilização que levem ao compromisso da comunidade acadêmica, no sentido da incidência à garantia do direito à educação pública e de qualidade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofQUADRADO, Jaqueline Carvalho (Org). Políticas públicas, interseccionalidades e diversidades. São Borja: Unipampa, 2021. [18 p.]pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleUniversidade pública e pandemia : impacto do racismo estrutural nas condições de acesso e permanênciapt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001216080pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples