A perspectiva ciência, tecnologia e sociedade no contexto da reforma do novo ensino médio : um estudo em documentos oficiais e em uma coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza e suas tecnologias/química
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A pesquisa tem como objetivo investigar como se materializa a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), na área de Ciências da Natureza/Química, nas políticas curriculares para o Novo Ensino Médio (NEM), mediante a análise da reforma curricular para o Ensino Médio (EM) à luz dos pressupostos CTS. Quanto ao currículo, esse não é um elemento restrito apenas à transmissão de conteúdos disciplinares, mas, liga-se intrinsecamente ao desenvolvimento das pessoas, devendo envolver questões que ...
A pesquisa tem como objetivo investigar como se materializa a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), na área de Ciências da Natureza/Química, nas políticas curriculares para o Novo Ensino Médio (NEM), mediante a análise da reforma curricular para o Ensino Médio (EM) à luz dos pressupostos CTS. Quanto ao currículo, esse não é um elemento restrito apenas à transmissão de conteúdos disciplinares, mas, liga-se intrinsecamente ao desenvolvimento das pessoas, devendo envolver questões que impactem a vida social. Os procedimentos metodológicos-analíticos da pesquisa, de cunho qualitativo, consideram a Análise Documental e Análise de Conteúdo dos documentos pertencentes ao contexto do NEM, tais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio/2018 a Base Nacional Comum Curricular - EM, o Referencial Curricular Gaúcho – EM e em uma coleção de livros didáticos do Plano Nacional do Livro e do material Didático/2021 da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias/Química. A pesquisa indica a presença de princípios e princípios CTS nos materiais analisados, sendo mais comum discussões sobre os efeitos ambientais das ações humanas no desenvolvimento da ciência e tecnologia, destacando "denúncias" dos problemas ambientais. Entretanto, esses achados estão predominantemente nos capítulos interdisciplinares, pouco explorados nos capítulos de Química, provavelmente, devido à redução da carga horária da formação geral básica. Nos materiais são encontradas recomendações legais e pedagógicas para uma formação crítica e interdisciplinar, o que se alinha à perspectiva CTS, contudo, há uma tendência de priorizar habilidades voltadas ao mercado de trabalho, o que pode comprometer a formação crítica e humanística dos estudantes. Mesmo presente nos documentos legais e na composição dos livros didáticos analisados, as relações CTS, que já não eram prioridade na educação escolar, com a reforma do EM poderão ficar ainda mais distantes da proposta formativa cidadã, de sujeitos com capacidade crítica e protagonistas de ações sustentáveis preconizadas pela perspectiva CTS. ...
Abstract
The aim of this research is to investigate how the Science, Technology and Society (STS) perspective materializes in the area of Natural Science/Chemistry in the curriculum policies for the New Secondary Education (NMS), by analyzing the curriculum reform for Secondary Education (MS) in the light of STS assumptions. As for the curriculum, this is not just an element restricted to the transmission of disciplinary content, but is intrinsically linked to the development of people, and should invol ...
The aim of this research is to investigate how the Science, Technology and Society (STS) perspective materializes in the area of Natural Science/Chemistry in the curriculum policies for the New Secondary Education (NMS), by analyzing the curriculum reform for Secondary Education (MS) in the light of STS assumptions. As for the curriculum, this is not just an element restricted to the transmission of disciplinary content, but is intrinsically linked to the development of people, and should involve issues that impact on social life. The methodological-analytical procedures of the research, which is qualitative in nature, consider Documentary Analysis and Content Analysis of documents belonging to the NEM context, such as the National Curriculum Guidelines for Secondary Education/2018, the National Common Curricular Base - MS, the Referencial Curricular Gaúcho - MS and a collection of textbooks from the National Book Plan and Didactic Material/2021 in the area of Nature Sciences and their Technologies/Chemistry. The research indicates the presence of CTS principles and tenets in the materials analyzed, with discussions on the environmental effects of human actions in the development of science and technology being more common, highlighting “denunciations” of environmental problems. However, these findings are predominantly found in the interdisciplinary chapters, which are little explored in the chemistry chapters, probably due to the reduction in the workload of basic general education. The materials contain legal and pedagogical recommendations for a critical and interdisciplinary education, which is in line with the CTS perspective. However, there is a tendency to prioritize skills aimed at the job market, which can compromise students' critical and humanistic education. Even though it is present in the legal documents and in the textbooks analyzed, CTS relations, which were no longer a priority in school education, could become even more distant with the reform of primary education from the proposal of citizen education, of subjects with critical capacity and protagonists of sustainable actions advocated by the CTS perspective. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Coleções
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Multidisciplinar (2564)
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