Elaboração e avaliação de um guia de recomendações para auxílio no desenvolvimento de interfaces com usabilidade em softwares educacionais do tipo hipertexto/hipermídia informativo
Visualizar/abrir
Data
2000Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Outro título
Elaboration and evaluation of a guide of recommendations for aid in the development of interfaces with usability in educational softwares of the type informative hypertext/hypermedia
Assunto
Resumo
Este trabalho relata a elaboração e avaliação de um Guia de recomendações para auxílio no desenvolvimento de Interfaces com usabilidade em softwares educacionais do tipo hipertexto/hipermídia informativo (para aplicações tipo stand alone em CDROM e outras mídias óticas afins, como DVD, videodisc ou quiosques interativos). O Guia proposto direciona-se a projetistas de softwares educacionais sem formação e conhecimentos na área de HCI, procurando atender, em especial, as necessidades e expectativ ...
Este trabalho relata a elaboração e avaliação de um Guia de recomendações para auxílio no desenvolvimento de Interfaces com usabilidade em softwares educacionais do tipo hipertexto/hipermídia informativo (para aplicações tipo stand alone em CDROM e outras mídias óticas afins, como DVD, videodisc ou quiosques interativos). O Guia proposto direciona-se a projetistas de softwares educacionais sem formação e conhecimentos na área de HCI, procurando atender, em especial, as necessidades e expectativas reais de um grupo interdisciplinar de desenvolvimento de software. Compõe o Guia um conjunto de recomendações sugestivas (relacionando aspectos de usabilidade a questões educacionais) para seleção e configuração dos seguintes elementos (objetos) da interface: layout, menus, textos, ícones, bolhas de informação, indicador de progressão, caixas de mensagem, imagens, tabelas, cursor, sons, animações e vídeo. A utilização do Guia foi avaliada através de um estudo de caso, que envolveu: 1) a implementação da interface de um novo módulo de um software educacional desenvolvido, anteriormente, sem utilização do Guia; 2) a avaliação da interface de ambos os módulos projetados, respectivamente, com e sem a utilização do Guia e 3) a posterior análise e comparação dos resultados obtidos. As técnicas utilizadas para a avaliação da usabilidade das interfaces foram: testes com usuários (ensaios de interação), avaliação heurística, inspeção de conformidade com recomendações e a técnica TICESE. Com os resultados obtidos nas avaliações, foi possível notar uma significativa melhora na qualidade geral de apresentação do software, um maior controle do usuário sobre a interface e um expresso aumento no nível de usabilidade da interface e satisfação subjetiva do aluno durante os ensaios de interação realizados. ...
Abstract
This work relate the elaboration and evaluation of a Guide of recommendations for aid in the development of interfaces with usability in educational softwares of the type informative hypertext/hypermedia (for applications type stand alone in CD-ROM and other optic medias, as DVD, video disc or interactive kiosks). The proposed Guide is intended to educational software developers without background and knowledge on the HCI area, attempting to suit, especially, the real needs and expectations of ...
This work relate the elaboration and evaluation of a Guide of recommendations for aid in the development of interfaces with usability in educational softwares of the type informative hypertext/hypermedia (for applications type stand alone in CD-ROM and other optic medias, as DVD, video disc or interactive kiosks). The proposed Guide is intended to educational software developers without background and knowledge on the HCI area, attempting to suit, especially, the real needs and expectations of an interdisciplinary software development group. The Guide characterizes itself by being formed of a set of suggestive guidelines (linking usability aspects to educational issues) for the selection and configuration of the following elements (objects) of the interface: layout, menus, texts, icons, bubbles of information, progression indicator, message boxes, images, tables, cursor, sounds, animations and video. The Guide's use was evaluated through a case study, that involved: 1) the implementation of the interface of a new module of an educational software developed without use of the Guide; 2) the evaluation of the interface of both projected modules and 3) the posterior analysis and comparison of the obtained results. The techniques used for the evaluation of the usability of the interfaces were: tests with users (interaction essays), heuristic evaluation, standards compliance inspection and TICESE technique. With the achieved results in the evaluations, it was possible to notice a significant improvement in the general appearance quality of the software, a greater control of the interface by the user and an express increase in the level of usability of the interface and subjective satisfaction of the student during the interaction essays performed. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Programa de Pós-Graduação em Computação.
Coleções
-
Ciências Exatas e da Terra (5135)Computação (1765)
Este item está licenciado na Creative Commons License