Práticas adotadas para desenvolver competência em dados nas universidades internacionais
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A premissa de que os dados de pesquisa são valiosos e requerem tempo e recursos para serem criados, preservados e gerenciados, exige dos pesquisadores habilidades, contudo, nem todos reconhecem todas as etapas da gestão de dados de suas pesquisas. À vista disso, surge a competência em dados de pesquisa como uma maneira de desenvolver as habilidades, conhecimentos e rotinas relativas aos dados de pesquisa. E suas etapas. Esse estudo teve como objetivo analisar as práticas adotadas para desenvolv ...
A premissa de que os dados de pesquisa são valiosos e requerem tempo e recursos para serem criados, preservados e gerenciados, exige dos pesquisadores habilidades, contudo, nem todos reconhecem todas as etapas da gestão de dados de suas pesquisas. À vista disso, surge a competência em dados de pesquisa como uma maneira de desenvolver as habilidades, conhecimentos e rotinas relativas aos dados de pesquisa. E suas etapas. Esse estudo teve como objetivo analisar as práticas adotadas para desenvolver competências em dados de pesquisa em instituições internacionais. O corpus do estudo composto por documentos e informações relacionadas com o desenvolvimento de competências em dados de pesquisa encontradas nos sites das 10 primeiras universidades do ranking Webometrics.2023. Os documentos selecionados foram analisados com o auxílio do software Nvivo a partir de categorias elaboradas pela autora. Observou-se que as instituições abordaram durante suas atividades de competência em dados assuntos referentes ao manuseio dos dados de pesquisa, destacando as boas práticas da pesquisa científica voltadas a documentação, preservação e armazenamento e backup, e a importância de os pesquisadores conhecerem a respeito dessas ações. Trataram também aspectos sobre dados pessoais, sensíveis e anonimizados, ética na pesquisa científica, citação de dados, compartilhamento, curadoria de dados, o que constitui as boas práticas de gestão de dados, repositórios de dados e as políticas adotadas e os termos de uso. Além disso, identificou-se que nas universidades estudadas a Rede de Biblioteca e o Setor de Serviço de Dados de Pesquisa são os responsáveis por desenvolver e elaborar atividades de orientação e suporte para o avanço das práticas de competência em dados. A participação e envolvimento dos bibliotecários no oferecimento e planejamento dos serviços de competência em dados foi significativo, uma vez em todas as universidades participam ativamente das atividades de desenvolvimento das competências em dados dos pesquisadores. Conclui-se que a participação e envolvimento dos bibliotecários no oferecimento e planejamento de serviços de dados de pesquisa nas universidades internacionais selecionadas, são imprescindíveis na geração de conhecimento científico e na orientação durante todo o ciclo de vida das pesquisas. no Brasil, a realidade de alguns profissionais bibliotecários é incompatível com a realidade apresentada nas universidades estudadas, sendo necessário capacitações para que possam adquirir habilidades para cumprir seu papel como agentes da informação nesse contexto. ...
Abstract
The premise that research data is valuable and requires time and resources to create, preserve and manage demands skills from researchers, but not everyone recognizes all the stages of managing research data. In view of this, research data competence emerges as a way of developing skills, knowledge and routines relating to research data and its stages. The aim of this study was to analyze the practices adopted to develop research data competencies in international institutions. The corpus of th ...
The premise that research data is valuable and requires time and resources to create, preserve and manage demands skills from researchers, but not everyone recognizes all the stages of managing research data. In view of this, research data competence emerges as a way of developing skills, knowledge and routines relating to research data and its stages. The aim of this study was to analyze the practices adopted to develop research data competencies in international institutions. The corpus of the study, made up of documents and information related to the development of competences in research data, courses, lectures, workshops, services or research centers, found on the websites of the top 10 universities in the Webometrics.2023 ranking, was analyzed with the help of the Nvivo software using categories drawn up by the author. It was observed that the institutions addressed issues relating to the handling of research data during their data competency activities, highlighting good scientific research practices relating to documentation, preservation and storage and backup, and the importance of researchers knowing about these actions. They also dealt with aspects of personal, sensitive and anonymized data, ethics in scientific research, data citation, sharing, data curation, what constitutes good data management practices, data repositories and the policies adopted and terms of use. In addition, it was identified that in universities the Library Networks and Research Data Service sectors are responsible for developing and designing guidance and support activities for the advancement of data competence practices. The participation and involvement of librarians in the provision and planning of data competency services was significant, as they provided activities on research data management, storage, preservation, among other topics. It can be concluded that the participation and involvement of librarians in the provision and planning of research data services at the selected international universities is essential for generating scientific knowledge and providing guidance throughout the research lifecycle. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6072)
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