Inovação pedagógica na educação superior : construção de um modelo para o trabalho docente apoiado nas arquiteturas pedagógicas
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A docência universitária, dentro do contexto educacional vigente, desafia os docentes a inovarem no seu fazer pedagógico, mais especificamente no microespaço da sua prática educacional. E como o docente age perante os cenários desafiadores? Esta pesquisa investiga este agir docente, através do desenvolvimento de um modelo processual de inovação pedagógica na educação superior, com um olhar para a construção, aplicação e ressignificação de estratégias educacionais. Trata-se de uma pesquisa quali ...
A docência universitária, dentro do contexto educacional vigente, desafia os docentes a inovarem no seu fazer pedagógico, mais especificamente no microespaço da sua prática educacional. E como o docente age perante os cenários desafiadores? Esta pesquisa investiga este agir docente, através do desenvolvimento de um modelo processual de inovação pedagógica na educação superior, com um olhar para a construção, aplicação e ressignificação de estratégias educacionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com fundamentação teórica no pressuposto piagetiano dos possíveis, no desenvolvimento profissional docente, na inovação pedagógica e na abordagem de arquiteturas pedagógicas. Pelo fato de a pesquisa buscar intervir na prática docente de maneira inovadora, o procedimento utilizado foi a pesquisa-ação. As etapas do método da pesquisa perpassam pelas etapas fundamentais de uma pesquisa-ação, sendo elas: identificação da oportunidade e aplicação de um curso de formação continuada online; construção inicial do processo cognitivo para inovar e suas condutas; validação da remodelagem do curso e das teorias construídas; proposição final do processo cognitivo para inovar e suas condutas; aplicação da remodelagem do curso online e desenvolvimento do modelo processual, intitulado InovaEdu. Os sujeitos da pesquisa são docentes da UFRGS e IES do Brasil, participantes de dois cursos em prol do desenvolvimento profissional docente, além de especialistas em inovação pedagógica vinculados a IES do Brasil e de Portugal. Através da triangulação metodológica, os dados foram coletados a partir da participação dos docentes nas arquiteturas pedagógicas aplicadas nos cursos de formação continuada online, bem como em entrevistas semiestruturadas realizadas com uma amostra aleatória do total de docentes e com os especialistas. O software NVivo foi usado na organização dos dados, sendo que estes foram analisados pela abordagem da análise de conteúdo. Enquanto resultados e diferenciais da pesquisa, as teorias construídas e aprimoradas abrangem um olhar do processo de inovar no microespaço docente enquanto abertura de possíveis. Enxergando a abertura de possíveis como possibilidades para inovar na prática docente, o modelo InovaEdu envolve um processo evolutivo, que pode ser fortalecido na colaboração entre os pares e nas possibilidades oferecidas pela tecnologia. Perante um desafio, o docente repensa, planeja, executa, avalia e ressignifica as estratégias pedagógicas aplicadas no seu microespaço, envolvendo a exploração e definição de condutas para inovar conectadas com as arquiteturas pedagógicas. Os sujeitos da pesquisa são docentes da UFRGS e IES do Brasil, participantes de dois cursos em prol do desenvolvimento profissional docente, além de especialistas em inovação pedagógica vinculados a IES do Brasil e de Portugal. Através da triangulação metodológica, os dados foram coletados a partir da participação dos docentes nas arquiteturas pedagógicas aplicadas nos cursos de formação continuada online, bem como em entrevistas semiestruturadas realizadas com uma amostra aleatória do total de docentes e com os especialistas. O software NVivo foi usado na organização dos dados, sendo que estes foram analisados pela abordagem da análise de conteúdo. Enquanto resultados e diferenciais da pesquisa, as teorias construídas e aprimoradas abrangem um olhar do processo de inovar no microespaço docente enquanto abertura de possíveis. Enxergando a abertura de possíveis como possibilidades para inovar na prática docente, o modelo InovaEdu envolve um processo evolutivo, que pode ser fortalecido na colaboração entre os pares e nas possibilidades oferecidas pela tecnologia. Perante um desafio, o docente repensa, planeja, executa, avalia e ressignifica as estratégias pedagógicas aplicadas no seu microespaço, envolvendo a exploração e definição de condutas para inovar conectadas com as arquiteturas pedagógicas. Quanto mais as estratégias pedagógicas estimulam o protagonismo dos alunos na construção de conhecimento pelos seus próprios meios e na transferência desse aprendizado para novos contextos do mundo real, abrangendo o uso de recursos tecnológicos e/ou analógicos, mais inovadoras elas serão. Ao longo das etapas do modelo InovaEdu, o docente se abre a novas possibilidades de experiências futuras que abarquem olhares metodológico e teórico conectados com uma prática criativa e uso das tecnologias. As novas possibilidades podem fazer surgir novos desafios, oportunizando que o docente perpasse novamente pelas etapas do modelo processual, num nível majorante de conhecimento. ...
Abstract
University teaching, within the current educational context, challenges teachers to innovate in their pedagogical work, more specifically in the micro-space of their educational practice. And how do teachers act in the face of these challenging scenarios? This research investigates how teachers act, through the development of a procedural model for pedagogical innovation in higher education, with a look at the construction, application and re-signification of educational strategies. This is a q ...
University teaching, within the current educational context, challenges teachers to innovate in their pedagogical work, more specifically in the micro-space of their educational practice. And how do teachers act in the face of these challenging scenarios? This research investigates how teachers act, through the development of a procedural model for pedagogical innovation in higher education, with a look at the construction, application and re-signification of educational strategies. This is a qualitative study, with theoretical foundations in the Piagetian assumption of the possible, in teacher professional development, in pedagogical innovation and in the pedagogical architectures approach. Because the research sought to intervene in teaching practice in an innovative way, the procedure used was action research. The stages of the research method go through the fundamental stages of action research, which are: identification of the opportunity and application of an online continuing education course; initial construction of the cognitive process to innovate and its behaviors; validation of the remodeling of the course and the theories constructed; final proposition of the cognitive process to innovate and its behaviors; application of the remodeling of the online course and development of the procedural model, entitled InovaEdu. The research subjects are teachers from UFRGS and HEIs in Brazil, participants in two courses for teacher professional development, as well as specialists in pedagogical innovation linked to HEIs in Brazil and Portugal. Through methodological triangulation, data was collected from the participation of teachers in the pedagogical architectures applied in online continuing education courses, as well as from semi-structured interviews conducted with a random sample of all teachers and with experts. NVivo software was used to organize the data, which was then analyzed using the content analysis approach. As the results and differentials of the research, the theories constructed and improved encompass a view of the process of innovating in the teaching micro-space as an opening up of possibilities. Seeing the opening up of possibilities as a chance to innovate in teaching practice, the InovaEdu model involves an evolutionary process, which can be strengthened by collaboration between peers and the possibilities offered by technology. Faced with a challenge, the teacher rethinks, plans, executes, evaluates and resignifies the pedagogical strategies applied in their micro-space, involving the exploration and definition of behaviors to innovate connected to pedagogical architectures. The more pedagogical strategies encourage students to play a leading role in constructing knowledge by their own means and transferring this learning to new real-world contexts, including the use of technological and/or analog resources, the more innovative they will be. Throughout the stages of the InovaEdu model, the teacher opens up to new possibilities for future experiences that encompass methodological and theoretical perspectives connected to creative practice and the use of technologies. The new possibilities can give rise to new challenges, allowing the teacher to go through the stages of the procedural model again, at a higher level of knowledge. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Coleções
-
Multidisciplinar (2564)Informática na Educação (322)
Este item está licenciado na Creative Commons License