RPG e ensino de literatura : o planejamento de um projeto pedagógico para aulas de inglês
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino de literatura vinculada a jogos de interpretação ou Role Playing Games (RPG), onde o aluno será imerso no universo literário, em um processo de gamificação da narrativa literária em sala de aula. Definimos RPG, sua origem e características básicas, discutimos sua relação com o gênero literário “conto” e apresentamos razões para integrar RPG ao ensino de literatura em aulas de língua inglesa. Por fim, propomos um planejamento de u ...
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino de literatura vinculada a jogos de interpretação ou Role Playing Games (RPG), onde o aluno será imerso no universo literário, em um processo de gamificação da narrativa literária em sala de aula. Definimos RPG, sua origem e características básicas, discutimos sua relação com o gênero literário “conto” e apresentamos razões para integrar RPG ao ensino de literatura em aulas de língua inglesa. Por fim, propomos um planejamento de um projeto pedagógico no universo de The Witcher, explicitando objetivos, etapas e atividades. Concluímos levantando algumas implicações da gamificação no formato de RPG para o ensino de literatura. ...
Abstract
This work aims at presenting a proposal for teaching literature linked to Role Playing Games (RPG), where the student takes a deep dive into the literary universe, in a process of literary narrative gamification in the classroom. We define RPG, its origin and basic characteristics, discuss its connection to the literary genre “short story”, and present reasons to integrate RPG to the teaching of literature in English classes. Finally, we propose a lesson plan of a pedagogical project about The ...
This work aims at presenting a proposal for teaching literature linked to Role Playing Games (RPG), where the student takes a deep dive into the literary universe, in a process of literary narrative gamification in the classroom. We define RPG, its origin and basic characteristics, discuss its connection to the literary genre “short story”, and present reasons to integrate RPG to the teaching of literature in English classes. Finally, we propose a lesson plan of a pedagogical project about The Witcher universe, explaining objectives, steps and activities. We conclude by raising some implications of gamification in the RPG format for teaching literature. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1225)
Este item está licenciado na Creative Commons License