Reflexões sobre o ensino de Ciências por investigação : uma narrativa autobiográfica
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O Curso de Especialização em Ciências para as Anos Finais do Ensino Fundamental, C10, proporcionou um caminho para o aprofundamento teórico-metodológico essencial ao ensino e à aprendizagem por investigação. Partindo de um planejamento de prática pedagógica, da adaptação de aulas escolares em uma pandemia, leituras sugeridas pelo curso e muita reflexão, surgiu uma pergunta: A prática pedagógica desenvolvida com os estudantes está de acordo com o processo de ensino por investigação, que é a prop ...
O Curso de Especialização em Ciências para as Anos Finais do Ensino Fundamental, C10, proporcionou um caminho para o aprofundamento teórico-metodológico essencial ao ensino e à aprendizagem por investigação. Partindo de um planejamento de prática pedagógica, da adaptação de aulas escolares em uma pandemia, leituras sugeridas pelo curso e muita reflexão, surgiu uma pergunta: A prática pedagógica desenvolvida com os estudantes está de acordo com o processo de ensino por investigação, que é a proposta do curso? A partir dessa questão, foi desenvolvido o presente estudo na perspectiva da pesquisa narrativa autobiográfica e da análise acerca dos significados das experiências de docência da autora. Foram produzidos relatos das memórias das vivências de processos de ensino e de aprendizagem de Ciências com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Através de memórias relativas às atividades desenvolvidas com os estudantes, via interpretação dos registros em diários foram elaboradas análises reflexivas. As experiências vivenciadas recontadas por meio da análise narrativa possibilitaram a reconstrução de novos significados para essas experiências. As atividades descritas foram analisadas e categorizadas, sendo constatada a predominância de práticas científicas que buscam associar as novas informações, à curiosidade e à indagação dos estudantes e práticas epistêmicas que buscam aproximar os conhecimentos científicos do cotidiano. Além disso, também se destacam as práticas epistêmicas relacionadas ao desenvolvimento de estratégias de comunicação, incluindo a realização de representações por meio da arte. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Curso de Especialização em Ensino de Ciências "Ciência é 10!".
Coleções
-
Ciências Biológicas (182)
Este item está licenciado na Creative Commons License