Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.contributor.authorReschke, Sabrina de Azevedopt_BR
dc.date.accessioned2024-10-19T06:15:42Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280213pt_BR
dc.description.abstractO Curso de Especialização em Ciências para as Anos Finais do Ensino Fundamental, C10, proporcionou um caminho para o aprofundamento teórico-metodológico essencial ao ensino e à aprendizagem por investigação. Partindo de um planejamento de prática pedagógica, da adaptação de aulas escolares em uma pandemia, leituras sugeridas pelo curso e muita reflexão, surgiu uma pergunta: A prática pedagógica desenvolvida com os estudantes está de acordo com o processo de ensino por investigação, que é a proposta do curso? A partir dessa questão, foi desenvolvido o presente estudo na perspectiva da pesquisa narrativa autobiográfica e da análise acerca dos significados das experiências de docência da autora. Foram produzidos relatos das memórias das vivências de processos de ensino e de aprendizagem de Ciências com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Através de memórias relativas às atividades desenvolvidas com os estudantes, via interpretação dos registros em diários foram elaboradas análises reflexivas. As experiências vivenciadas recontadas por meio da análise narrativa possibilitaram a reconstrução de novos significados para essas experiências. As atividades descritas foram analisadas e categorizadas, sendo constatada a predominância de práticas científicas que buscam associar as novas informações, à curiosidade e à indagação dos estudantes e práticas epistêmicas que buscam aproximar os conhecimentos científicos do cotidiano. Além disso, também se destacam as práticas epistêmicas relacionadas ao desenvolvimento de estratégias de comunicação, incluindo a realização de representações por meio da arte.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamental e médiopt_BR
dc.titleReflexões sobre o ensino de Ciências por investigação : uma narrativa autobiográficapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coOliveira, Ana Paula Santellano dept_BR
dc.identifier.nrb001213361pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências "Ciência é 10!"pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples