Jornalismo digital em Manaus : entre a plataformização e as big techs
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Desde a digitalização dos meios de comunicação e a intensa multiplicação das mídias em plataformas digitais, o jornalismo mudou significativamente. Fatores como o início da era da informação e os avanços nas telecomunicações e na tecnologia contribuíram para esse processo. A ascensão do Vale do Silício com suas Big Techs, que logo assumiram funções de empreendimentos midiáticos, impactou profundamente o ecossistema jornalístico. Esta dissertação analisa como essa influência interage com o jorna ...
Desde a digitalização dos meios de comunicação e a intensa multiplicação das mídias em plataformas digitais, o jornalismo mudou significativamente. Fatores como o início da era da informação e os avanços nas telecomunicações e na tecnologia contribuíram para esse processo. A ascensão do Vale do Silício com suas Big Techs, que logo assumiram funções de empreendimentos midiáticos, impactou profundamente o ecossistema jornalístico. Esta dissertação analisa como essa influência interage com o jornalismo digital de Manaus, cidade localizada no Norte do Brasil, que possui diversas características relacionadas ao contexto territorial e geopolítico que refletem em toda a região. A pesquisa inicia com as análises do contexto histórico e ideológico que permitiram a expansão das Big Techs, sob a influência da teoria crítica da Ideologia Californiana. Também foram incluídas as discussões sobre a plataformização do jornalismo e as dificuldades de conexão à internet na região. Para compor o corpus desta pesquisa, foram selecionados quatro veículos locais, sendo eles Amazônia Real, Revista Cenarium e Vocativo, além do jornalista Mário Adolfo, que atua na plataforma X (ex-Twitter). A estratégia empregada na abordagem aos veículos foi entrevistas semiestruturadas. Utilizando o método qualitativo, combinou-se a análise de conteúdo das entrevistas e a análise documental das redes sociais, sites e investimento em anúncios de 17 portais de Manaus, com os depoimentos. Os resultados apontam para uma influência relevante e multifacetada das Big Techs no jornalismo em Manaus. Embora os veículos analisados utilizem as plataformas digitais como principal meio de distribuição de notícias, observa-se com o achado da pesquisa uma resistência na adoção das estratégias midiáticas das corporações, o que reforça a complexidade dessas empresas no ecossistema jornalístico manauara. ...
Abstract
Since the digitization of media and the proliferation of media on digital platforms, journalism has changed significantly. Factors such as the onset of the information age and advancements in telecommunications and technology have contributed to this transformation. Additionally, the emergence of Silicon Valley, with its Big Tech companies soon taking on the roles of media enterprises, has profoundly impacted the journalistic ecosystem. This dissertation investigates how this influence interact ...
Since the digitization of media and the proliferation of media on digital platforms, journalism has changed significantly. Factors such as the onset of the information age and advancements in telecommunications and technology have contributed to this transformation. Additionally, the emergence of Silicon Valley, with its Big Tech companies soon taking on the roles of media enterprises, has profoundly impacted the journalistic ecosystem. This dissertation investigates how this influence interacts with digital journalism in Manaus, a city located in the northern region of Brazil, which has various characteristics related to exploitation and geopolitical isolation that are still reflected throughout the region today. The research begins with an analysis of the historical and ideological context that allowed the expansion of Big Tech companies, influenced by the critical theory of the Californian Ideology. The study also examines the platformization of journalism and the difficulties of internet connectivity in the region. To form the corpus of this research, four semi-structured interviews were conducted with representatives from the outlets Amazônia Real, Revista Cenarium, and Vocativo, as well as the journalist Mário Adolfo, who operates on the platform X (formerly Twitter). Using a qualitative method, the content analysis of the interviews was combined with a documentary analysis of social networks, websites, and advertising investments of 17 portals in Manaus, including those interviewed. The results indicate a significant and multifaceted influence of Big Tech companies on journalism in Manaus. Although the analyzed outlets use digital platforms as their primary means of news distribution, there is resistance to adopting the media strategies of these corporations, reinforcing the complexity of these companies within the journalistic ecosystem of Manaus. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6059)Comunicação e Informação (597)
Este item está licenciado na Creative Commons License