Análise de propostas pedagógicas diferenciadas : planejamentos do Estágio de Docência II
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Durante o ano de 2020, o mundo foi atingido pela pandemia de Covid-19: o vírus espalhou-se rapidamente, atingindo todas as áreas da sociedade, inclusive a educação. O isolamento social encerrou temporariamente as aulas presenciais, e os alunos tiveram que aderir ao ensino remoto, que surgiu como estratégia para que eles não perdessem o contato com a escola. No entanto, mesmo com as adequações e a tecnologia, o aprendizado e o desenvolvimento escolar das crianças foram seriamente prejudicados; p ...
Durante o ano de 2020, o mundo foi atingido pela pandemia de Covid-19: o vírus espalhou-se rapidamente, atingindo todas as áreas da sociedade, inclusive a educação. O isolamento social encerrou temporariamente as aulas presenciais, e os alunos tiveram que aderir ao ensino remoto, que surgiu como estratégia para que eles não perdessem o contato com a escola. No entanto, mesmo com as adequações e a tecnologia, o aprendizado e o desenvolvimento escolar das crianças foram seriamente prejudicados; principalmente para aquelas pessoas que estavam passando pelo processo de alfabetização durante o ensino remoto. Foi tal contexto que motivou a pesquisa maior, na qual este trabalho se insere, intitulada Impactos do período pandêmico nos processos de aprendizagem de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental: diagnóstico das aprendizagens, mediações pedagógicas e desenvolvimento profissional docente em uma pesquisa-intervenção, que tem como objetivo acompanhar as aprendizagens em turmas de crianças do primeiro ao quinto ano de escolas públicas de Porto Alegre (e/ou região metropolitana). O acompanhamento dessas crianças ocorre a partir de diferentes frentes: uma delas é através do Estágio de Docência II - Anos Iniciais, do curso Licenciatura em Pedagogia da UFRGS, em que as alunas-estagiárias, em conjunto com as professoras orientadoras, desenvolvem atividades pedagógicas e acompanham as crianças durante um semestre letivo. Nesse contexto, o presente Trabalho de Conclusão utiliza, como empiria, planejamentos de estagiária de docência, com o objetivo de analisar as propostas de intervenção pedagógica desenvolvidas pelas estagiárias com foco nas diferenciações e mediações planejadas. Os planejamentos são compreendidos a partir da metodologia da pesquisa documental, como documentos técnicos, elaborados a partir da expertise típica da teoria pedagógica. Para a análise, utiliza-se a Análise Documental para refletir sobre os impactos dessas diferenciações e intervenções na aprendizagem dos alunos, a partir de conceitos como Pedagogias Diferenciadas, Mediação de Aprendizagem, Zona de Desenvolvimento Proximal. Como resultados, observam-se, pelos dados, impactos positivos das intervenções na progressão dos níveis de escrita dos alunos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License