Avaliação de rendimento em um curso de português básico para falantes de espanhol no programa de português para estrangeiros da UFRGS
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho apresenta uma avaliação de rendimento parcial desenvolvida para a primeira edição online do curso de português Básico para Falantes de Espanhol (BFE) do Programa de Português para Estrangeiros (PPE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2023/01. Considerando o construto de linguagem do PPE, que é calcado no uso da linguagem como forma de ação social (Clark, 2000), dentro da dimensão de gêneros discursivos (Bakhtin, 2003) e que compreende aprendizagem como c ...
O presente trabalho apresenta uma avaliação de rendimento parcial desenvolvida para a primeira edição online do curso de português Básico para Falantes de Espanhol (BFE) do Programa de Português para Estrangeiros (PPE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2023/01. Considerando o construto de linguagem do PPE, que é calcado no uso da linguagem como forma de ação social (Clark, 2000), dentro da dimensão de gêneros discursivos (Bakhtin, 2003) e que compreende aprendizagem como construção social (Vygotsky, 1984, 1986), o instrumento avaliativo proposto para o curso é apresentado e analisado a partir da concepção de linguagem do PPE. Parte-se do pressuposto de que o construto de linguagem subjacente a uma instituição de ensino de língua deve estar espelhado em todas as práticas pedagógicas desta instituição (Santos, 2007; 2012). Para a análise e discussão das tarefas apresentadas no teste de rendimento do curso, primeiramente, discutem-se as unidades didáticas do curso BFE e as principais ferramentas digitais utilizadas ao longo das aulas. A partir disso, são apresentadas as tarefas do teste, que envolvem a integração de habilidades de leitura e produção escrita e compreensão e produção oral, e suas respectivas grades de correção. Desta forma, o presente trabalho almeja contribuir para discussões a respeito da avaliação no ensino de Português como Língua Adicional, em especial ao público hispanofalante, bem como para a formação de professores e a reflexão sobre a elaboração de instrumentos avaliativos para ambientes online que espelhem o construto de linguagem do PPE. ...
Resumen
Este trabajo presenta una evaluación de rendimiento parcial desarrollada para la primera edición en línea del curso de portugués básico para hispanohablantes Básico para Falantes de Espanhol (BFE) del Programa de Português para Estrangeiros (PPE) de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) en 2023/01. Teniendo en cuenta el constructo de lenguaje del PPE, que es basado en el uso del lenguaje como forma de acción social (Clark, 2000), en la dimensión de los géneros discursivos (Bakhti ...
Este trabajo presenta una evaluación de rendimiento parcial desarrollada para la primera edición en línea del curso de portugués básico para hispanohablantes Básico para Falantes de Espanhol (BFE) del Programa de Português para Estrangeiros (PPE) de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) en 2023/01. Teniendo en cuenta el constructo de lenguaje del PPE, que es basado en el uso del lenguaje como forma de acción social (Clark, 2000), en la dimensión de los géneros discursivos (Bakhtin, 2003) y que comprende el aprendizaje como construcción social (Vygotsky, 1984, 1986), el instrumento evaluativo propuesto para el curso es presentado y analizado a partir de la concepción de lenguaje del PPE. Se tiene como presupuesto que el constructo de lenguaje subyacente a una institución de enseñanza de lengua debe estar reflejado en todas las prácticas pedagógicas de esta institución (Santos, 2007; 2012). Para el análisis y discusión de las tareas presentadas en el examen de rendimiento del curso, primeramente, se discuten las unidades didácticas del curso BFE y las principales herramientas digitales utilizadas a lo largo de las clases. A partir de eso, son presentadas las tareas del examen, que involucran la integración de habilidades de lectura y producción escrita y comprensión y producción oral, y sus respectivos cuadros de corrección. De esa manera, se quiere contribuir para discusiones a respeto de la evaluación en la enseñanza de Portugués como Lengua Adicional, en especial al público hispanohablante, así como para la formación de profesores y la reflexión sobre el desarrollo de instrumentos evaluativos para ambientes en línea que reflejan el constructo de lenguaje del PPE. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
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TCC Letras (1225)
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