Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBehar, Patrícia Alejandrapt_BR
dc.contributor.authorSigal, Carla Buenopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-27T06:34:54Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279342pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo busca identificar as competências necessárias para atuação de pessoas idosas como influenciadores digitais. A sociedade está cada vez mais conectada com as tecnologias digitais (TD), sendo impactada pelo acesso e velocidade com que as mudanças ocorrem. Nesse sentido, cresceu exponencialmente a quantidade de pessoas idosas que acessam a internet e buscam participar ativamente das mídias sociais. Dessa forma, para que as pessoas com mais de 60 anos possam não apenas consumir, mas também atuarem como protagonistas no uso das TD, faz-se necessário a construção de competências digitais voltadas para o uso crítico e seguro dos recursos tecnológicos. Além disso, ao compartilhar seus conhecimentos e se posicionar sobre decisões não só de compras, mas também de estilo de vida, acabam influenciando outras pessoas. A metodologia empregada caracteriza-se como abordagem qualitativa, exploratória, de natureza aplicada. Na coleta de dados foram utilizados questionários on-line, entrevista e observação em curso de extensão a distância. O público-alvo foram Influenciadores digitais atuantes nas redes sociais com mais de 60 anos, pessoas acima desta faixa etária interessadas na temática e especialistas em educação digital de pessoas idosas. Assim, participaram 3 influenciadoras, 56 inscritos no curso de extensão e 6 avaliadoras. Os resultados mostraram seis competências digitais, sendo elas: Comunicação Digital, Engajamento Digital, Compartilhamento de conteúdo, Convivência Digital, Segurança e Organização de Conteúdos Digitais. Desse modo, os resultados encontrados apontam para uma necessidade de construção de competências por pessoas idosas, relacionadas ao letramento digital para uma atuação como influenciadores digitais.pt_BR
dc.description.abstractThis study seeks to identify the competences needed for older people to act as digital influencers. Society is increasingly connected to digital technologies (DT), being impacted by access and the speed with which changes occur. In this sense, the number of older people accessing the internet and actively participating in social media has grown exponentially. Thus, for people over 60 to be able to not only consume, but also act as protagonists in the use of DT, it is necessary to build digital competences aimed at the critical and safe use of technological resources. What's more, by sharing their knowledge and taking a stand on decisions not only about purchases, but also about lifestyle, they end up influencing other people. The methodology employed is characterized as qualitative, exploratory and applied in nature. on-line questionnaires, interviews and observation during a distance learning course were used to collect data. The target audience was digital influencers active on social networks over the age of 60, people over this age interested in the subject and specialists in digital education for older people. Three influencers took part, 56 registered for the extension course and six assessors. The results showed six digital competences: Digital Communication, Digital Engagement, Content Sharing, Digital Coexistence, Security and Digital Content Organisation. The results point to a need for older people to build competences related to digital literacy in order to act as digital influencers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectCompetênciapt_BR
dc.titleCompetências de idosos influenciadores digitaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001211994pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples