Da identificação ao mito : Jair Bolsonaro e o tiktok nas eleições de 2022
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Durante a eleição brasileira de 2022, as redes sociais se tornaram uma das principais ferramentas de campanha política, especialmente devido à pandemia de COVID-19. Nesse contexto, Jair Bolsonaro em busca da reeleição utilizou a plataforma de mídia social TikTok como ferramenta de campanha. Neste estudo foram analisados 264 vídeos publicados no perfil oficial de Jair Bolsonaro na plataforma TikTok durante o período eleitoral. Os vídeos foram categorizados em quatro categorias principais: Apoio ...
Durante a eleição brasileira de 2022, as redes sociais se tornaram uma das principais ferramentas de campanha política, especialmente devido à pandemia de COVID-19. Nesse contexto, Jair Bolsonaro em busca da reeleição utilizou a plataforma de mídia social TikTok como ferramenta de campanha. Neste estudo foram analisados 264 vídeos publicados no perfil oficial de Jair Bolsonaro na plataforma TikTok durante o período eleitoral. Os vídeos foram categorizados em quatro categorias principais: Apoio Popular, seguidas das subcategorias Comícios e Eventos e Famosos; Antropófilo, seguidas das subcategorias Fraternal e Homem Simples; Feitos do Governo, seguidos das subcategorias Ações Proativas e Rebate ou Crítica a Opositores; e Hermenêuticos. A pesquisa estruturou uma intersecção entre o conceito de mito político de Raoul Girardet e o conceito de identificação em Sigmund Freud no sentido de interpretar o conteúdo das publicações a partir deste repertório analítico. Com o resultado dessas análises, foi possível perceber a utilização de mitos políticos na comunicação dos materiais analisados. Essa comunicação carrega significações que indicam a busca em tornar Bolsonaro uma figura lendária. A pesquisa também revelou informações importantes sobre o uso das redes sociais na política e suas implicações na construção da identificação política do eleitorado. ...
Abstract
During the Brazilian election of 2022, social media became one of the main tools for political campaigning, especially due to the COVID-19 pandemic. In this context, Jair Bolsonaro, in his quest for re-election, utilized the social media platform TikTok as a campaign tool. This study analyzed 264 videos published on Jair Bolsonaro's official TikTok profile during the electoral period. The videos were categorized into four main categories: Popular Support, followed by the subcategories Rallies a ...
During the Brazilian election of 2022, social media became one of the main tools for political campaigning, especially due to the COVID-19 pandemic. In this context, Jair Bolsonaro, in his quest for re-election, utilized the social media platform TikTok as a campaign tool. This study analyzed 264 videos published on Jair Bolsonaro's official TikTok profile during the electoral period. The videos were categorized into four main categories: Popular Support, followed by the subcategories Rallies and Events and Celebrities; Anthropophile, followed by the subcategories Fraternal and Simple Man; Government Achievements, followed by the subcategories Proactive Actions and Rebuttal or Criticism of Opponents; and Hermeneutics. The research established an intersection between Raoul Girardet's concept of political myth and Sigmund Freud's concept of identification in order to interpret the content of the publications based on this analytical framework. Through the results of these analyses, it was possible to perceive the use of political myths in the communication of the analyzed materials. This communication carries meanings that indicate the intention to turn Bolsonaro into a legendary figure. The research also revealed important information about the use of social media in politics and its implications in the construction of political identification among the electorate. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humana. Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura.
Coleções
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Ciências Humanas (7540)
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