Contribuições do ensino de sociologia para educação das relações étnico-raciais no ensino médio: práticas e saberes emergentes
dc.contributor.advisor | Caregnato, Célia Elizabete | pt_BR |
dc.contributor.author | Rufato, Marcela de Andrade | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T06:38:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/279240 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese de doutorado versa sobre as contribuições da Sociologia escolar para a promoção da educação das relações étnico-raciais (ERER) no Ensino Médio. Embasada na dialética das pedagogias das ausências e das emergências, tal como formulada por Nilma Lino Gomes, tensionamos as ausências desse tema no subcampo científico do ensino nas Ciências Sociais e dialogamos com as emergências vindas de práticas escolares e de formação em licenciatura. Para tanto, realizamos a revisão bibliográfica do tema no campo e analisamos os trabalhos apresentados do Encontro Nacional de Sociologia na Educação Básica (ENESEB), nas edições entre 2013 e 2021, e em teses e dissertações, defendidas até 2021, com destaque para da primeira turma do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO). Realizamos também uma pesquisa qualitativa com professoras e professores de Sociologia em exercício em escolas públicas e privadas. Essa pesquisa foi organizada em três etapas: chamada pública de participantes por meio de questionário, entrevista semiestruturada e rodas de conversa. Analisamos os relatos de onze professoras e professores, que participaram dessas três etapas, buscando destacar suas práticas com a educação das relações étnico-raciais e os saberes advindos delas. Essa análise se deu em diálogo com formulações sobre educação das relações étnico-raciais, currículo e saberes, a partir de autores como Nilma Lino Gomes, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Gloria Ladson-Billings, bell hooks, Paulo Freire e Michael Apple. Como resultado, identificamos que uma importante contribuição da Sociologia no Ensino Médio tem a análise crítica das relações raciais no país com efeito de reconhecimento e problematização da própria racialidade entre as e os estudantes. Com esta tese, esperamos não apenas apresentar uma análise possível como também ecoar discussões e práticas pertinentes a consolidação de um ensino de Sociologia antirracista no Ensino Médio. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tesis doctoral trata de las contribuciones de la Sociología escolar a la promoción de la educación de las relaciones étnico-raciales (ERER) en la Educación Secundaria. A partir de la dialéctica de las pedagogías de las ausencias y de las emergencias, como formuló Nilma Lino Gomes, destacamos las ausencias de este tema en el subcampo científico de la enseñanza en Ciencias Sociales y dialogamos con las emergencias provenientes de las prácticas escolares y de la formación de profesores. Para ello, realizamos una revisión bibliográfica del tema en el campo y analizamos los trabajos con ponencias presentadas en el Encuentro Nacional de Sociología en la Educación Básica (ENESEB), en las ediciones entre 2013 y 2021, y en tesis y disertaciones, defendidas hasta 2021, con énfasis en la primera clase de la Maestría Profesional en Sociología en la Red Nacional (PROFSOCIO). También realizamos una investigación cualitativa con profesores de Sociología que trabajan en escuelas públicas y privadas. Esta investigación se organizó en tres etapas: una convocatoria pública de participantes mediante un cuestionario, entrevistas semiestructuradas y círculos de conversación. Analizamos los relatos de once profesores que participaron en esas tres etapas, buscando destacar sus prácticas con la educación de las relaciones étnico-raciales y los saberes que de ellas surgieron. Este análisis se realizó en diálogo con formulaciones sobre la educación de las relaciones étnico-raciales, currículo y saberes, con base en autores como Nilma Lino Gomes, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Gloria Ladson-Billings, bell hooks, Paulo Freire y Michael Apple. Como resultado, constatamos que una importante contribución de la Sociología en la Educación Secundaria es el análisis crítico de las relaciones raciales en el país, con el efecto de reconocer y problematizar la propia racialidad entre los estudiantes. Con esta tesis, pretendemos no sólo presentar un posible análisis, sino también hacernos eco de discusiones y prácticas pertinentes para consolidar la enseñanza antirracista de la Sociología en la Educación Secundaria. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Relações étnicas e raciais | pt_BR |
dc.title | Contribuições do ensino de sociologia para educação das relações étnico-raciais no ensino médio: práticas e saberes emergentes | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001211046 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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