Entre razões, emoções e simulações : olhares estudantis a partir da relação geografia e geopolítica em suas (des)construções sobre si e sobre o mundo
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta tese autobiográfica visa aprofundar-se nas percepções e experiências dos estudantes participantes de simulações da ONU. Através de suas narrativas, busca- se revelar como essas atividades pedagógicas enriquecem o ensino de Geografia, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais como liderança, articulação e colaboração. Mais ainda, estas simulações incentivam os estudantes a enfrentar desafios globais de forma reflexiva e autônoma. O método autobiográfico, focado na análise da fo ...
Esta tese autobiográfica visa aprofundar-se nas percepções e experiências dos estudantes participantes de simulações da ONU. Através de suas narrativas, busca- se revelar como essas atividades pedagógicas enriquecem o ensino de Geografia, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais como liderança, articulação e colaboração. Mais ainda, estas simulações incentivam os estudantes a enfrentar desafios globais de forma reflexiva e autônoma. O método autobiográfico, focado na análise da formação docente, permite entrelaçar nossa própria história à dos estudantes, revelando as simulações não apenas como uma metodologia inovadora, mas também como um convite à reflexão sobre abordagens pedagógicas que valorizem a subjetivação e a reconstrução contínua da trajetória educacional e pessoal dos estudantes. Neste estudo, articulam-se as intersecções entre Geografia e geopolítica, explorando suas relações com conceitos fundamentais da ciência geográfica e sua aplicabilidade de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A combinação do método autobiográfico e das narrativas viabiliza a análise e valorização das subjetividades e da formação identitária, tanto dos estudantes quanto a nossa enquanto professores. Assim, este estudo contribui para a construção de novos conhecimentos na aprendizagem e identidade dos estudantes e em suas escolhas de vida, para além do campo da educação geográfica, reafirmando o papel crucial do próprio estudante em seu percurso de vida, bem como o do educador na mediação deste processo. Queremos que a tese também represente um caminho para futuras pesquisas que busquem integrar práticas educativas inovadoras com o objetivo de aprimorar o ensino de Geografia e preparar os estudantes para um engajamento crítico com questões locais e globais contemporâneas. ...
Abstract
This autobiographical thesis aims to delve into the perceptions and experiences of students participating in UN simulations. Through their narratives, it seeks to reveal how these pedagogical activities enrich the teaching of Geography, promoting the development of essential skills such as leadership, articulation, and collaboration. Furthermore, these simulations encourage students to face global challenges in a reflective and autonomous manner. The autobiographical method, focused on the anal ...
This autobiographical thesis aims to delve into the perceptions and experiences of students participating in UN simulations. Through their narratives, it seeks to reveal how these pedagogical activities enrich the teaching of Geography, promoting the development of essential skills such as leadership, articulation, and collaboration. Furthermore, these simulations encourage students to face global challenges in a reflective and autonomous manner. The autobiographical method, focused on the analysis of teacher training, allows us to intertwine our own story with that of the students, revealing the simulations not just as an innovative methodology but also as an invitation to reflect on pedagogical approaches that value subjectivation and the continuous reconstruction of students' educational and personal trajectories. In this study, the intersections between Geography and geopolitics are articulated, exploring their relations with fundamental concepts of geographical science and their applicability according to the National Common Curricular Base (BNCC). The combination of the autobiographical method and narratives enables the analysis and valorization of the subjectivities and identity formation, both of the students and ours as a teacher. Thus, this study contributes to the construction of new knowledge in students' learning and identity and in their life choices, beyond the field of geographical education, reaffirming the crucial role of the student themselves in their life journey, as well as that of the educator in mediating this process. We want the thesis to also represent a path for future research that seeks to integrate innovative educational practices with the aim of enhancing the teaching of Geography and preparing students for critical engagement with contemporary local and global issues. ...
Resumen
Esta tesis autobiográfica tiene como objetivo profundizar en las percepciones y experiencias de los estudiantes que participan en simulaciones de la ONU. A través de sus narrativas, se busca revelar cómo estas actividades pedagógicas enriquecen la enseñanza de la Geografía, promoviendo el desarrollo de habilidades esenciales como liderazgo, articulación y colaboración. Además, estas simulaciones alientan a los estudiantes a enfrentar desafíos globales de manera reflexiva y autónoma. El método a ...
Esta tesis autobiográfica tiene como objetivo profundizar en las percepciones y experiencias de los estudiantes que participan en simulaciones de la ONU. A través de sus narrativas, se busca revelar cómo estas actividades pedagógicas enriquecen la enseñanza de la Geografía, promoviendo el desarrollo de habilidades esenciales como liderazgo, articulación y colaboración. Además, estas simulaciones alientan a los estudiantes a enfrentar desafíos globales de manera reflexiva y autónoma. El método autobiográfico, centrado en el análisis de la formación docente, nos permite entrelazar nuestra propia historia con la de los estudiantes, mostrando las simulaciones no solo como una metodología innovadora, sino también como una invitación a reflexionar sobre enfoques pedagógicos que valoren la subjetivación y la reconstrucción continua de las trayectorias educativas y personales de los alumnos. En este estudio, se articulan las intersecciones entre Geografía y geopolítica, explorando sus relaciones con conceptos fundamentales de la ciencia geográfica y su aplicabilidad de acuerdo con la Base Nacional Común Curricular (BNCC). La combinación del método autobiográfico y las narrativas facilita el análisis y valorización de las subjetividades y la formación identitaria, tanto de los estudiantes como la nuestra como profesor. Así, este estudio contribuye a la construcción de nuevos conocimientos en el aprendizaje e identidad de los estudiantes y en sus elecciones de vida, más allá del campo de la educación geográfica, reafirmando el papel crucial del propio estudiante en su trayectoria de vida, así como el del educador en la mediación de este proceso. Deseamos que la tesis represente también un camino para futuras investigaciones que busquen integrar prácticas educativas innovadoras con el objetivo de mejorar la enseñanza de la Geografía y preparar a los estudiantes para un compromiso crítico con cuestiones locales y globales contemporáneas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Geografia (845)
Este item está licenciado na Creative Commons License