Se eu contar… vão acreditar? : percurso acerca do desmentido e do reconhecimento do abuso sexual infantojuvenil a partir de um relato de caso
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Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho percorre os efeitos de desmentir e de acreditar na narrativa das crianças e adolescentes que revelam sofrer abusos sexuais. A escrita parte do relato de um caso que a autora atendeu em estágio na rede pública de saúde. Trata-se de uma adolescente que teve sua denúncia de abuso sexual validada pela mãe, a qual também sofrera violência semelhante na adolescência, mas fora desacreditada pela família. Os atendimentos da menina e toda a análise acerca da temática foram embasados pela p ...
Este trabalho percorre os efeitos de desmentir e de acreditar na narrativa das crianças e adolescentes que revelam sofrer abusos sexuais. A escrita parte do relato de um caso que a autora atendeu em estágio na rede pública de saúde. Trata-se de uma adolescente que teve sua denúncia de abuso sexual validada pela mãe, a qual também sofrera violência semelhante na adolescência, mas fora desacreditada pela família. Os atendimentos da menina e toda a análise acerca da temática foram embasados pela psicanálise, a partir de Freud, Ferenczi e autores contemporâneos. Destaca-se o conceito de desmentido, cunhado por Ferenczi, como central nesta produção. Assim como os marcadores sociais de raça, gênero e classe, que atravessam a história relatada, a construção transferencial e as intervenções clínicas. No ponto de chegada do trabalho, percebe-se que o apoio de quem exerce a função principal de cuidado da vítima é crucial nos casos de abuso sexual infantojuvenil, ainda que os efeitos da violência sejam singulares e multifatoriais. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humana. Curso de Psicologia.
Coleções
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TCC Psicologia (438)
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