Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerrari, Andrea Gabrielapt_BR
dc.contributor.authorWinter, Caroline Krügerpt_BR
dc.date.accessioned2024-09-11T06:16:30Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278757pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho percorre os efeitos de desmentir e de acreditar na narrativa das crianças e adolescentes que revelam sofrer abusos sexuais. A escrita parte do relato de um caso que a autora atendeu em estágio na rede pública de saúde. Trata-se de uma adolescente que teve sua denúncia de abuso sexual validada pela mãe, a qual também sofrera violência semelhante na adolescência, mas fora desacreditada pela família. Os atendimentos da menina e toda a análise acerca da temática foram embasados pela psicanálise, a partir de Freud, Ferenczi e autores contemporâneos. Destaca-se o conceito de desmentido, cunhado por Ferenczi, como central nesta produção. Assim como os marcadores sociais de raça, gênero e classe, que atravessam a história relatada, a construção transferencial e as intervenções clínicas. No ponto de chegada do trabalho, percebe-se que o apoio de quem exerce a função principal de cuidado da vítima é crucial nos casos de abuso sexual infantojuvenil, ainda que os efeitos da violência sejam singulares e multifatoriais.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAbuso sexualpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectEscutapt_BR
dc.titleSe eu contar… vão acreditar? : percurso acerca do desmentido e do reconhecimento do abuso sexual infantojuvenil a partir de um relato de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001210675pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humanapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationPsicologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples